O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 3,38% no segundo trimestre de 2022 em comparação a igual período de 2021, segundo anúncio feito pela Izolda Cela (sem partido) nesta sexta-feira, 30, em suas redes sociais. O resultado do Ceará também se mostrou superior ao registrado pelo Brasil, que cresceu 3,2% no mesmo período. Já na comparação com o 1° trimestre deste ano, o PIB do Ceará aumentou 2,39%, o dobro da média nacional, que foi de 1,2% no intervalo.
De acordo com a governadora, os números serão detalhados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) nesta sexta-feira. “Seguimos investindo para atrair novos negócios e gerar mais emprego e renda à nossa população”, frisou a mandatária. Os setores que registraram maior expansão foram agropecuária (6,08% frente a -2,5% do País) e serviços (3,75% frente a 4,5% do índice nacional). Já a indústria sofreu um decréscimo de -1,61%. No cenário nacional, houve um aumento de 1,9% no mesmo setor.
Segundo o Ipec, a redução na indústria no Ceará é explicada principalmente pela atividade de Eletricidade, Gás e Água, cuja queda no segundo trimestre foi de -14,44% em relação ao mesmo período de 2021. Outra contribuição negativa, conforme o Instituto, veio do recuou de -0,78% na Industria de Transformação, na mesma base de comparação.
No acumulado do ano até o segundo trimestre de 2022 – referente ao primeiro semestre de 2022 -, o PIB do Estado registrou uma expansão de 2,89%, em comparação com o mesmo período de 2021, com um crescimento acima do PIB do Brasil (+2,5%). Já para o acumulado nos quatro últimos trimestres, o PIB do Ceará cresceu 3,10%, enquanto o PIB do País cresceu 2,6%.
O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense em curto prazo. Além do Ceará, outros 10 estados realizam o cálculo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.