Voltar ao topo

9 de dezembro de 2024

PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2022

Apesar de queda de 0,2% no quarto trimestre do ano passado, PIB apresenta crescimento e fecha em 9,9 trilhões de reais
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhar:

Dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, mostram, nesta quinta-feira, 2, que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% no ano de 2022, fechando em R$ 9,9 trilhões. Divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados ainda mostram um avanço de 2,2% no PIB per capita, que alcançou R$ 46.155 ao final do ano passado. Tal resultado foi alcançado apesar da queda de 0,2% no crescimento do PIB durante quarto trimestre de 2022.

Ainda de acordo com a pesquisa, o crescimento do PIB foi impulsionado pelas altas nos serviços (4,2%) e na indústria (1,6%), que representam, juntos, cerca de 90% do indicador. A agropecuária, por outro lado, recuou em 1,7% no ano de 2022. Em relação à contribuição dos serviços, a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, falou sobre:

As duas atividades que mais chamam atenção estão entre as que mais cresceram em 2021, após as quedas de 2020: transportes e outros serviços, que inclui categorias de serviços pessoais e serviços profissionais. Foi uma continuação da retomada da demanda pelos serviços após a pandemia de covid-19. Em outros serviços, podemos destacar setores ligados ao turismo, como serviços de alimentação, serviços de alojamento e aluguel de carros”

Já na indústria, o maior destaque, segundo o IBGE, foi a atividade eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, a qual subiu 10,1% em 2022, que teve bandeiras tarifárias mais favoráveis no ano.

O setor agropecuário, apesar de possui uma importância histórica no país, apresentou queda de 1,7% em relação ao crescimento observado em 2021. Tal acontecimento foi decorrente do decréscimo de produção e perda de produtividade da atividade agricultura. No setor externo, as exportações e importações de bens e serviços cresceram 5,5% e 0,8%, respectivamente.

As informações são da Agência Brasil.

[ Mais notícias ]

Os comentaristas

Atualmente, minha atenção está voltada para os jovens comentaristas que se dedicam a propagar o novo vocabulário do futebol