A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a operação Red Dot, contra membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que auxiliaram na fuga de dois detentos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
A fuga ocorreu no dia 14 de fevereiro do ano passado, no primeiro episódio do tipo desde que foi criado o Sistema Penitenciário Federal, em 2006, com o objetivo de abrigar lideranças de organizações criminosas e detentos de alta periculosidade. Segundo as investigações, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, que conseguiram escapar pela abertura de uma luminária nas celas, receberam ajuda do CV assim que deixaram a prisão.
“Naquela ocasião, os levantamentos obtidos apontaram para a prática de outros crimes, demandando a instauração de inquérito policial com o propósito específico de mapear os integrantes da facção com atuação no Rio Grande do Norte”, informou a Polícia Federal por meio de nota.
Na mesma nota, a PF acrescentou que a operação desta terça investiga os crimes de organização criminosa armada, tráfico de drogas e de armas, lavagem de dinheiro, tortura e homicídio.
Mais de 200 policiais participaram da operação para cumprir 14 mandados de prisão preventiva, 13 de temporária e 31 de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Mossoró, Baraúna, Assu e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte: Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e Rio de Janeiro-RJ.
Os mandados foram expedidos pela justiça do Rio Grande do Norte, que determinou ainda o bloqueio judicial de R$ 22,5 milhões em 32 contas bancárias.
Com informações da Agência Brasil.