Voltar ao topo

9 de dezembro de 2024

PF deflagra operação para identificar mais participantes de atos de vandalismo no DF

Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal e em cinco estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo
Foto: Divulgação/PF

Compartilhar:

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 3, a quarta fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar as pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. A ação criminosa acabou na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). São três mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta aos atos.

Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal e em cinco estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo. Em nota, a PF informou que “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

A Operação

A Operação Lesa Pátria foi deflagrada pela PF no dia 20 de janeiro, no qual foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva na primeira fase. Na terceira fase, os agentes da PF cumpriram 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão. As denúncias de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

[ Mais notícias ]