A Polícia Federal (PF), por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE), deflagrou uma operação que tem como objetivo combater lavagem de dinheiro de uma organização criminosa de matriz paulista no Ceará. A operação “Pista Fria” está cumprindo 21 mandados de busca e apreensão em nove cidades, incluindo quatro cearenses: Fortaleza, Eusébio, Cascavel e Pereiro. As Forças de Segurança do Ceará estão contribuindo com as ações.
Em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) divulgou vídeo dos trabalhos da FICCO/CE. Segundo ele, a integração das forças de segurança nacionais e estadual é “fundamental” para que seja possível “reduzir a atuação do crime”. O chefe do Executivo Estadual parabenizou a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) pela sua atuação.
No Ceará, a FICCO é composta, além da PC-CE, pela PF, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP).
Leia mais | Elmano deve anunciar, “nos próximos dias”, novo concurso e pacote de ações para Segurança
Por meio da ação, estão sendo realizados o sequestro de 32 veículos e o bloqueio de contas bancárias atribuídas a investigados. As diligências foram autorizadas pela Vara de Delitos de Organização Criminosa do Ceará. Além das investigações nos municípios cearenses, nas cidades de Salvador, capital da Bahia; Cotia, em São Paulo; a capital federal Brasília; a cidade de Castanhal, no Pará; e Francisco Dantas, no Rio Grande do Norte, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão.