Ao doar sangue na Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, o cachorro Björn, da raça Pit Monster, ganhou uma bateria de exames gratuitos para garantir uma transfusão segura. “É excelente. Um check-up completo na saúde do seu pet”, elogia Hagamenon Júnior, tutor do cão.
Além de ajudar um amigo pet, cães doadores de sangue na Clínica Jacó passam por avaliação veterinária, além de realizar hemograma completo e testes rápidos para erliquiose (doença do carrapato) e leishmaniose (calazar). Os felinos, por sua vez, testam para imunodeficiência felina (FIV) e leucemia felina (FeLV).
A doação de sangue é efetuada somente com agendamento após uma primeira triagem via WhatsApp para verificar se o potencial doador atende a critérios de peso, idade e vacinação, por exemplo. Se o pet for aprovado, o tutor é informado sobre o dia e horário agendados para a doação na Clínica, onde ocorre a segunda triagem por meio dos exames. Esse segundo momento leva em torno de 30 minutos.
Como tornar seu pet doador
Tutores interessados em levar seus cães e gatos para serem doadores devem entrar em contato com a Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó por meio do WhatsApp (85) 9 9108-3370 para a realização de uma triagem inicial. A data e o horário agendados para a doação serão informados de forma individual para o responsável pelo pet.
Conheça os critérios de doação de sangue para cães e gatos
Cães
Idade: 1 a 7 anos
Peso: a partir de 25 kg
Vacinação em dia
Teste negativo de leishmaniose (calazar) e erliquiose (doença do carrapato)
Sem carrapatos, pulgas ou piolhos
Ter temperamento dócil
Gatos
Idade: 1 a 7 anos
Peso: a partir de 5 kg
Vacinação em dia
Teste negativo de FIV/FELV
Sem carrapatos, pulgas ou piolhos
Ter temperamento dócil
Serviço
Triagem para doação de sangue de pets na Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó
Contato: (85) 9 9108-3370 (WhatsApp)
Observação: a doação ocorre somente por meio de agendamento após triagem
Com informações da Prefeitura de Fortaleza