Após uma reunião com Elmano de Freitas (PT), Camilo Santana (PT) e Evandro Leitão (PT) na última sexta-feira (8), o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Fernando Santana, é colocado como o nome do Governo para a presidência da Casa para o próximo biênio, de 2025 a 2026. Na sessão desta terça-feira (12), o deputado esteve ausente no Plenário, mas petistas entrevistados pelo OPINIÃO CE defenderam a sua postulância para a vaga a ser deixada por Evandro, que sairá da Assembleia Legislativa para assumir a Prefeitura de Fortaleza.
A votação, prevista no Regimento Interno do Legislativo estadual para ocorrer entre os dias 1º e 15 de dezembro, deve acontecer na primeira semana do mês. Além de Fernando, pelo menos outros cinco nomes articulavam sobre a possibilidade de chegar ao cargo máximo da Mesa Diretora. Já a oposição articula a possibilidade de lançar uma chapa própria. Os parlamentares opositores aguardam a definição dos legisladores da situação, prevendo a probabilidade de não haver entendimento entre a base.
PETISTAS DEFENDEM FERNANDO
Líder do PT e do maior bloco de partidos na Assembleia, o deputado estadual De Assis Diniz afirmou que desconhece a existência de conflito da base em torno do nome do ex-candidato à Prefeitura de Juazeiro do Norte. “É um nome que tem legitimidade e representatividade. Não vejo esse sentimento na Assembleia”, completou o petista, ressaltando que ele já foi primeiro vice-presidente da Casa três vezes seguidas.
Ainda conforme o parlamentar, também haverá conversa com a oposição. “É preciso sentar para conversar. A Casa tem as Comissões, os espaços, a Mesa Diretora”, afirmou. Sobre o PDT – partido que tem quatro dos 13 parlamentares totais como oposicionistas -, De Assis ressaltou que, como eles têm voto, será preciso discutir com eles sobre as articulações em torno dos cargos na Mesa Diretora e nas composições das Comissões. “Não pode é quem não tem voto querer estar na mesa”, completou.
“É uma discussão em que se conversa e discute com todos. O governador, desde a eleição de Juazeiro do Norte, tem dito que tem compromissos. Está mantendo seus compromissos”, afirmou, lembrando que Elmano já ressaltou o seu apoio a Fernando, desde que haja consenso entre a base.
Presidente do Diretório Municipal do PT em Fortaleza, Guilherme Sampaio defendeu que Fernando Santana é um “excelente nome”. “Tem todas as condições de conduzir a Assembleia”, afirmou. Entretanto, Guilherme frisou que, primeiro, deve-se discutir e construir a candidatura do petista com as demais bancadas da Casa. “O diálogo com as demais bancadas vai ter como consequência uma definição pela manutenção da boa gestão na Assembleia, que vinha ocorrendo sob a gestão de Evandro”, pontuou.
Assim como De Assis, Guilherme acredita que não vê haverá mais de uma candidatura da base a ser lançada. “Não creio que esse seja o clima. A base do Governo tem um sentimento de responsabilidade muito forte com o projeto político em curso no Ceará, sob liderança de Elmano”, destacou, ressaltando que isso inclui uma Assembleia que “exerce sua autonomia com responsabilidade”, mas “ciente da sua contribuição” ao Estado.
“Como o Fernando é o nosso primeiro vice-presidente e tem um perfil que reúne as habilidades para conduzir com competência e firmeza a Mesa Diretora, é natural que o nome dele seja lembrado”, acrescentou.
