Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Pessoas desbancarizadas

Pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e Brinks aponta que mais de 53% da população brasileira ainda prefere o dinheiro como meio de pagamento

Compartilhar:

Você sabia que ainda existe muitas pessoas no Brasil sem contas em banco? As pessoas desbancarizadas são aquelas que não têm acesso a serviços bancários básicos, como conta corrente, cartão de crédito ou débito. Pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e Brinks aponta que mais de 53% da população brasileira ainda prefere o dinheiro como meio de pagamento, e pasmem, mais de 38% dessas pessoas, sequer têm conta em banco.

É muita gente. Podemos apontar algumas razões para a desbancarização no Brasil. Uma das principais é a falta de educação financeira e conhecimento sobre os serviços bancários. Muitas pessoas não entendem como os bancos funcionam e como eles podem ser úteis no dia a dia. Outra razão pode ser a falta de infraestrutura bancária em áreas remotas ou de baixa renda. Muitas pessoas vivem em espaços onde não há agências bancárias ou caixas eletrônicos disponíveis.

Isso tende a dificultar o acesso a serviços básicos. Podemos citar questões culturais devido à falta de confiança nos bancos, excesso de burocracia para abrir a conta etc. A questão é que a desbancarização pode gerar consequências negativas para as pessoas e para a economia.

Sem acesso a serviços bancários básicos, elas terão dificuldade para poupar dinheiro, investir e obter crédito para investir em seus negócios ou comprar bens. Hoje, a quantidade de fintechs, ou empresas financeiras digitais, o que inclui os bancos digitais, aumentou de forma significativa, trazendo facilidade e praticidade para abrir e movimentar contas bancárias, e o melhor disso tudo: sem aquelas taxas cobradas pelos bancos físicos.

O ano de 2020, com os aumentos de casos de covid-19 e o isolamento social, fez com que surgissem modos de pagamento como o PIX e investimentos na abertura de contas digitais. Apesar de todo esforço, ainda temos uma parcela significativa de pessoas sem acesso bancário. E você… Sabia disso tudo? Bons investimentos e cuida bem das suas finanças.

[ Mais notícias ]