Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Pesquisa mostra que turismo e exportação geraram mais empregos no país

Foto: Divulgação/Porto do Pecém

Compartilhar:

Municípios com vocação turística ou que se destacam na produção e exportação de commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional) estão contribuindo para a redução do desemprego no país, mostra pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O levantamento analisa os 5.570 municípios do país e filtra quais cidades empregam pelo menos 10 mil trabalhadores formais, encontrando mais de 660 municípios. As informações são da Agência Brasil.

“Analisamos município a município como evoluiu o estoque de empregados”, diz nesta segunda-feira (11) o economista da CNC Fabio Bentes. Os pesquisadores consideraram o período de julho de 2020, quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) começou a registrar saldos positivos, depois da primeira onda da pandemia de Covid-19, até fevereiro de 2022.

Em um ranking dos 20 municípios que mais geraram vagas de emprego, em termos relativos, os pesquisadores da CNC observaram que 15 deles são polos turísticos ou polos produtores e exportadores de commodities. “Dos 20, dez são turismo, como Porto Seguro (BA), Araruama (RJ), Balneário Camboriú (SC), entre outros”. Em termos de commodities, predominam os municípios com atividade de mineração.

Folha Press

[ Mais notícias ]