Voltar ao topo

15 de junho de 2025

Pesquisa Ipespe: Lula tem 45%; Bolsonaro, 34%; e Ciro, 8%

A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Foto: Ricardo Stuckert | Marcos Corrêa

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial, com 45% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo, com 34% das intenções. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), figura logo na sequência, mantendo os 8%. Os percentuais constam em pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira, 27. Segundo o instituto, os dados mostram uma oscilação positiva de dois pontos para Bolsonaro e de um ponto para Lula – uma diferença de 11 pontos entre eles. A última pesquisa foi divulgada em 20 de maio (Lula tinha 44% e Bolsonaro 32%).

Segundo o levantamento, os dois têm seus níveis mais altos de apoio desde o início da medição. Também figuram o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3% – que desistiu de concorrer -, e o deputado federal André Janones (Avante), com 2%. A senadora Simone Tebet (MDB) – nome escolhido para representar a chamada terceira via na disputa – e o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) ficaram com 1% cada e empatam, tecnicamente, com Doria e Janones.

Pablo Marçal (Pros), Felipe D’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia
Manzano (PCB) foram citados, mas não chegaram a 1% de citações. Já Leonardo Péricles (UP) constava na lista da pesquisa, mas não foi citado por nenhum respondente.

A pesquisa ouviu 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto presidencial 2018. As entrevistas foram telefônicas através do Sistema CATI IPESPE. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O estudo está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07856/2022.

[ Mais notícias ]