Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 8, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% dos votos na pesquisa estimulada, quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 30% das intenções. Já Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará, figura com 7% das intenções de voto, nas terceira posição. André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) com 1%, cada. Os demais candidatos não pontuaram.
De acordo com o levantamento, o petista supera a soma dos demais adversários – que têm, juntos, 41% dos votos. Pelo cenário, então, Lula venceria no 1º turno.
A pesquisa, contratada pela Genial Investimentos, foi realizada entre os dias 2 e 5 de junho, quando foram ouvidas 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi protocolada no TSE sob o registro BR-03552/2022. Foram feitas três simulações de segundo turno. Lula vence as três. A mais equilibrada é contra Bolsonaro.