Começa nesta segunda-feira (5) o Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias, iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). A ação realizará uma nova série de oficinas de educação patrimonial em cinco bairros da periferia de Fortaleza: Dias Macedo, Vila União, José de Alencar, Planalto Ayrton Senna e Antônio Bezerra. As oficinas serão ministradas por 10 facilitadores formados pela EAOTPS e atingirão mais de 100 jovens moradores dos bairros contemplados. Durante as aulas, os participantes das oficinas realizarão uma pesquisa de campo para identificar e difundir, de forma colaborativa, as referências culturais presentes nos bairros contemplados.
“São os próprios moradores, a partir das suas vivências e relações com o bairro, que apontam o que entendem que deve ser considerado um patrimônio em seus territórios, que podem ser lugares, costumes, lendas, saberes e fazeres e personalidades populares que denominamos guardiões das memórias”, ressalta Hannah Mariah, coordenadora do projeto.
Além de desenvolver nos participantes habilidades relacionadas à educação patrimonial, as oficinas ensinam conhecimentos sobre produção textual, uso das novas tecnologias digitais, linguagem audiovisual e uso das redes sociais para divulgação dos bens culturais que serão identificados. Durante a pesquisa de campo, os participantes realizam entrevistas com moradores e visitas para o registro das referências culturais. O resultado do trabalho é divulgado no perfil do instagram @patrimonioparatodos.
REFERÊNCIAS CULTURAIS
Ao todo, o PPT já identificou e registrou mais de 600 referências culturais, envolvendo mais de 1500 jovens. Neste ano, os participantes serão selecionados pelas escolas estaduais de tempo integral dos bairros. “A gente pretende fazer com o que o PPT inspire uma política pública de educação patrimonial, envolvendo as secretarias da Cultura e da Educação. Já estamos em articulação para possibilitar isso futuramente”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.
Neste ano, o Patrimônio para Todos tem como tema “Patrimônios Afetivos” e focará em bens, saberes e fazeres culturais que tenham uma relação de pertencimento com as comunidades locais. O PPT já foi reconhecido nacionalmente, em 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ,com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e, em 2023, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Prêmio Inventários Participativos.
A Escola de Artess e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, por sua vez, é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).