Elaborado pela consultoria Teleco, o Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes analisou o desempenho das capitais com mais de um milhão de habitantes. Atrás de Fortaleza, que ocupou o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, estão Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, completando as cinco primeiras posições. No ranking geral, a capital cearense ficou em quinto lugar, após Uberlândia, Blumenau, Vila Velha e Vitória.
Entre as iniciativas inovadoras que levaram Fortaleza ao primeiro lugar, Victor Macêdo, vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, destaca o Nina, ferramenta de combate ao assédio no transporte público; o Bilhete Único; o Re-ciclo; e o sistema de bicicletas compartilhadas da cidade.
“O resultado mostra que Fortaleza está no caminho certo desenvolvendo serviços inteligentes e nos impõe um grande desafio de avançar mais. Neste ano Fortaleza já pontuou bem no Ranking Connected Smart Cities, ficou em primeiro lugar no eixo Tecnologia e Inovação e se posicionou muito bem no eixo de Empreendedorismo”, afirma o vice-presidente.
No ano passado, Fortaleza ficou em 3º no ranking geral e, em 2020, ficou em 2º entre as capitais com mais de um milhão de habitantes e em 4º no ranking geral.
O Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes 2022 avaliou 155 municípios com mais de 200 mil habitantes que estão ofertando serviços considerados inteligentes ao cidadão usando os meios digitais.
Os indicadores são: Mobilidade Urbana, que considera informações como estacionamento Zona Azul, aluguel de bicicletas compartilhadas e bilhete eletrônico para transporte público; E-Gov, que avalia a emissão de licenças, tributos e certidões, por exemplo; Serviços de Educação e Saúde, como o agendamento de consultas e a realização de matrícula online; e Meio Ambiente, como coleta de lixo e alertas da Defesa Civil. Entre os indicadores de serviços da gestão municipal estão: semáforos inteligentes, vigilância por câmeras, iluminação e limpeza pública.
Connected Smart Cities
No Ranking Connected Smart Cities, divulgado em outubro pela Urban Systems em parceria com a Necta, Fortaleza ficou na primeira posição nacional no eixo de Tecnologia e Inovação e o 4º lugar em Empreendedorismo.
Neste ano, a Capital também subiu cinco posições no ranking geral, passando da 22ª posição em 2021 para a 17ª neste ano, e manteve a 2ª colocação no Nordeste, atrás de Salvador. O Connected Smart Cities mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes.