Voltar ao topo

21 de janeiro de 2025

Pelo menos 60 estabelecimentos já receberam Selo Fortaleza Bilíngue

O selo sinaliza na fachada que pelo menos 10% dos funcionários do estabelecimento são fluentes em um segundo idioma.
Reprodução/ Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O Selo Fortaleza Bilíngue, certificação que indica que um determinado hotel, pousada, restaurante, coworking ou agência de viagem oferece atendimento em uma língua estrangeira, já foi distribuído para cerca de 60 estabelecimentos em Fortaleza por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor). Instituído pelo decreto n° 15.931/2024, o selo sinaliza, nas fachadas, quais os estabelecimentos públicos e privados que possuem  pelo menos 10% de funcionários fluentes em um segundo idioma, como inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão.

A entrega do selo faz parte da segunda fase de implantação do Programa Fortaleza Bilíngue, coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em parceria com as Secretarias Municipais da Educação (SME), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Turismo (Setfor) e da Juventude (Sejuv), além do Imparh e da Assessoria de Assuntos Institucionais.

“Mostrar que o nosso trade turístico está totalmente preparado para receber visitantes de todo o mundo só fortalece a nossa posição de destino consolidado. Ainda na primeira fase do Fortaleza Bilíngue, um programa que impacta positivamente todos os fortalezenses, a Prefeitura também disponibilizou cursos voltados para os profissionais da cadeia do turismo, um setor vital para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. 

FORTALEZA BILÍNGUE

O Fortaleza Bilíngue, lançado em julho de 2023, atua em três eixos, oferecendo cursos de língua estrangeira para alunos e professores da rede pública de ensino, além de incluir profissionais do setor produtivo e a população em geral no ensino de um segundo idioma. A meta do programa é, em 10 anos, ter metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de uma segunda língua. Atualmente, o Fortaleza Bilíngue já impactou 96 mil alunos, entre estudantes da rede pública, alunos dos cursos online e dos cursos presenciais, que acontecem na Embaixada Fortaleza, sede do projeto.

“Com o Fortaleza Bilíngue, a Prefeitura puxou para si o desafio de tornar a cidade mais acolhedora para o turista que vem de fora. Por isso, implantamos uma sinalização bilíngue nos principais pontos turísticos da cidade e agora estamos com o Selo Fortaleza Bilíngue, que’ é uma chancela para os estabelecimentos, restaurantes, bares e hotéis que têm funcionários e cardápio com um segundo idioma“, explica o coordenador do programa Fortaleza Bilíngue, Hugo Holanda.

Todo estabelecimento que faz parte do trade turístico, e que estiver dentro dos critérios estabelecidos, pode solicitar o Selo Fortaleza Bilíngue. Basta entrar em contato pelo e-mail promocao@setfor.fouertaleza.ce.gov.br.

[ Mais notícias ]