Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Pelo menos 1,8 mi de pessoas está com ciclo vacinal incompleto contra covid

Número diz respeito àqueles que estão cadastrados e não se vacinaram ou que chegaram ao prazo de aplicação da D2, D3 e D4 sem buscar um ponto de vacinação
Foto: Mariana Parente em 07/2022

Compartilhar:

Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que o número de faltosos da vacinação contra a covid-19 chegou a 1.819.699 pessoas no último sábado, 3. São as informações mais atuais até a noite desta segunda-feira, 5. São pessoas que estão cadastradas e não se vacinaram ou que chegaram ao prazo de aplicação da segunda, terceira ou quarta dose (D2, D3 e D4, respectivamente) e ainda não buscaram um ponto de vacinação.

O maior número de faltosos diz respeito àqueles que chegaram ao prazo de aplicação da quarta dose e não buscaram um ponto de vacinação. O total chega a 823.607 pessoas que já chegaram aos quatro meses de D3. Desde o início da vacinação até o último domingo (4), foram aplicadas 6.743.610 doses, sendo 2.423.336 referentes a dose 1 (D1); 2.309.373 D2; 1.477.235 D3; e 532.664 D4.

Fortaleza conta com 352.846 doses em estoque. Cerca de 66% deste total, o equivalente a 234 mil doses, possuem prazo de vencimento até o dia 31 de outubro deste ano. “A situação do nosso estoque de vacinas é extremamente preocupante. Nós temos que aplicar 234 mil doses nos próximos dois meses. Levando em conta nossa média de aplicação diária, a previsão é de uma perda de quase 76 mil doses ao final desse período”, explica Ana Estela Leite, secretária de Saúde.

NOTA TÉCNICA
De acordo com nota técnica publicada pela Secretaria de Saúde (Sesa) do Ceará em julho deste ano, a distribuição de vacinas contra a doença será realizada apenas por demanda. A decisão foi tomada diante dos episódios anteriores de perda de vacinas. O último lote recebido pela Capital foi no último dia 25, com dez mil doses de Pfizer pediátrica, após a Cidade ter zerado seu estoque.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.

Imunossuprimidos: devem levar a documentação que comprove a imunossupressão.

Crianças: apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

[ Mais notícias ]