Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Ceará tem 15 cidades em situação de emergência e alerta devido às chuvas

A informação foi confirmada ao OPINIÃO CE pelo Capitão Davi Teixeira Gomes, gerente do Núcleo de Preparação e Resposta para Desastres do Ceará
Foto: Reprodução/Elmano de Freitas

Compartilhar:

Ao menos 14 municípios cearenses já decretaram situação de emergência até a manhã desta terça-feira, 28, devido às fortes chuvas que banham o Ceará nos últimos dias. A informação foi confirmada ao OPINIÃO CE pelo Capitão Davi Teixeira Gomes, gerente do Núcleo de Preparação e Resposta para Desastres do Ceará. Além disso, conforme Davi, a cidade de Mauriti deve decretar a situação. Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura decretou estado de alerta por conta das fortes chuvas.  

Entre os municípios com decreto em vigor estão Senador Pompeu e Milhã, atingidos por precipitações de mais de 100 mm entre domingo, 26, e esta segunda-feira, 27. Em Milhã, que tem a situação mais crítica, ao menos 500 famílias ficaram desabrigadas após uma chuva de 190 mm. Segundo o Governo do Estado, cerca de 2 mil pessoas foram impactadas. O governador Elmano de Freitas (PT) sobrevoou a região, nesta segunda, 27, e garantiu uma força-tarefa para atender às famílias desalojadas.

“Temos que agir rápido para apoiar as famílias, sejam famílias que estejam desabrigadas, ajudá-las a ter abrigo, alimentação, ter colchão”, disse o mandatário. A cidade registrou uma das maiores precipitações de 2023.

Em Senador Pompeu, outra cidade devastada pelas fortes precipitações, foram contabilizadas, pelo menos, 18 famílias desabrigadas. Dentre as perdas levantadas pelo Executivo estadual, estão listadas casas, criações de animais e outros tipos de patrimônios materiais. Inicialmente, a gestão municipal havia anunciado situação de calamidade pública no Município. Segundo informou Davi Teixeira Gomes ao OPINIÃO CE, no entanto, Senador Pompeu também está sob estado de emergência.

Pela legislação, a decretação da situação de emergência é causada pelo comprometimento parcial, com crise menos grave do observado no estado de calamidade, que apresenta comprometimento substancial.

Leia também | Servidor de Piquet Carneiro desaparece após pular de carro durante enxurrada

MUNICÍPIOS QUE DECRETARAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

  • Senador Pompeu
  • Milhã
  • Itapajé
  • Umirim
  • Tururu
  • Porteiras
  • Groaíras
  • Altaneira
  • Antonina do Norte
  • Itapipoca
  • Guaramiranga
  • Uruburetama
  • Missão Velha
  • Aratuba

MUNICÍPIOS QUE DEVEM DECRETAR EMERGÊNCIA

  • Mauriti

Para o decreto de estado de alerta em Mauriti, foram considerados os diversos transtornos que vêm sendo observados em consequência do grande volume de chuvas, tais como famílias desabrigadas, aproximadamente 1.000 km de estradas vicinais desgastadas em diversas localidades do Município e os rompimentos de boeiros apresentados na CE-384, que inviabiliza o tráfego no trecho que liga o Distrito de Umburanas a Cidade de Conceição/PB, mais precisamente nos Sítios Açude Velho e Machado.

“Com o estado de alerta, todas as Secretarias Municipais e órgãos equivalentes deverão permanecer mobilizadas para o atendimento de situações emergenciais que venham a eventualmente ocorrer. Ainda, as Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras Públicas, de Agricultura e Meio Ambiente, de Saúde e de Assistência Social, em conjunto com os demais órgãos da Administração Pública Municipal, deverão colocar servidores nelas lotados e equipamentos públicos à disposição da Defesa Civil do Município para auxiliar esta última na execução das ações necessárias à garantia da vida, da saúde e da integridade física dos munícipes em situação de risco em decorrência das chuvas”, diz o documento.

O Decreto também cria e designa a Comissão Específica para Elaboração, Monitoramento, Avaliação e Fiscalização de ações necessárias para o atendimento de situações emergenciais.

CHUVAS NO CEARÁ

A Funceme já havia apontado a possibilidade de chuvas intensas no Ceará neste início de semana. O meteorologista Lucas Fumagalli explica que as maiores precipitações, entre domingo e segunda, se deram no Centro-Sul e Leste do Estado. Segundo o meteorologista, as fortes precipitações são ocasionadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical, que segue favorecendo o desenvolvimento de nuvens convectivas, que causam chuvas intensas, sobretudo na parte Centro-Norte.

No interior do Ceará, as precipitações estão associadas aos efeitos locais, como o sistema de brisa, a interação dos ventos com o relevo, calor e a umidade, que contribuem para ocorrência de chuvas intensas. “Para quarta-feira, 29, há um indicativo de redução dos volumes, mas elas ainda devem acontecer no Estado”, disse.

Entre segunda e esta terça-feira, 28, choveu em mais de 130 municípios, com destaque para Bela Cruz (140 mm), 
Varjota (138 mm), Acaraú (138 mm), Jijoca De Jericoacoara (131 mm), Cruz (130.8 mm), Granja (125 mm), Varjota (119 mm), Granja (111 mm), São Gonçalo do Amarante (107.8 mm), Hidrolândia (106 mm). Até quinta-feira, 30, a expectativa é de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as macrorregiões, sendo de forma isolada na Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.

AÇÕES

Desde o início das fortes chuvas registradas no Ceará, aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) têm realizado voos, cumprindo missões humanitárias e de transporte de pacientes que necessitam de uma atenção especial. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) informou que está em contato permanente com os gestores municipais para avaliar a situação de cada cidade e as principais necessidades.

[ Mais notícias ]