Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Pelo Campeonato Cearense, Ceará e Ferroviário voltam a se enfrentar nesta terça (31)

Rivais jogam em partida válida pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Cearense, às 20 horas, com mando de campo da equipe coral
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Pela segunda vez em 10 dias, Ferroviário e Ceará se enfrentam neste início de temporada no Estádio Presidente Vargas (PV). Nesta terça-feira, 31, os rivais jogam em partida válida pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Cearense, às 20 horas, com mando de campo da equipe coral.

Quando se enfrentaram no último dia 22 de janeiro, o Tubarão da Barra aplicou um surpreendente 3 a 0 no Alvinegro, em jogo da Copa do Nordeste, com dois gols de Ciel e um de Erick Pulga. O time que já vinha bem ganhou ainda mais ânimo para este começo de ano. No entanto, após a grande vitória, o time tricolor acabou perdendo por 1 a 0 para o Atlético Cearense na última quarta-feira, 25, pelo Estadual.

O resultado negativo tirou o clube da liderança do Grupo B, que agora tem o Fortaleza na primeira colocação. Porém, neste último sábado, 28, o time comandado por Paulinho Kobayashi rapidamente esqueceu o tropeço do meio de semana e venceu o Caucaia por 2 a 1 de virada, com gols de Deysinho e Ciel, e chegou aos seis pontos na competição. Já o Ceará respondeu bem após a trágica derrota no Clássico da Paz. Na quarta-feira, 25, o time alvinegro goleou o Pacajus por 4 a 0 (gols de Vitor Gabriel, Guilherme Castilho, Erick e Luvannor), e no sábado, 28, venceu o Maracanã de virada por 2 a 1 com gols de Janderson e Jean Carlos.

O Vovô foi comandado por Gustavo Morinigo nestas duas partidas. O técnico paraguaio ainda não havia conseguido ser regularizado e assistiu os dois primeiros jogos da temporada de camarote, enquanto a equipe foi comandada pelo seu auxiliar, Diosnel Burgo. O Vovô lidera o Grupo A do Cearense com nove pontos. O time é seguido pelo Atlético Cearense na segunda colocação, com sete pontos, que enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira, 1º, às 20h45, no PV.

OUTROS JOGOS
O outro duelo da noite de terça é entre Maracanã e Iguatu, às 20 horas, no estádio Almir Dutra, em Maracanaú. A partida marca o duelo entre os dois terceiros colocados de cada grupo do torneio e que buscam uma classificação para a fase mata-mata do Estadual. As únicas derrotas das duas equipes foram para Ceará e Fortaleza, respectivamente. Fora isso, os times saíram de campo vencedores nas outras duas partidas do Cearense que disputaram.

Nesta próxima quarta, 1º, além do duelo entre Fortaleza e Atlético Cearense, o Caucaia enfrenta o Guarani de Juazeiro no estádio Ronaldão, em Pacajus, às 20 horas. A Raposa faz temporada decepcionante até o momento, não tendo somado nenhum ponto na competição. O “Guaraju” se encontra na mesma situação, mas ainda amarga a lanterna do Grupo B, tendo um saldo de -10, após ter sido goleado por Ceará (5 a 0) e Iguatu (5 a 1), além da derrota por 1 a 0 para o Atlético Cearense na noite de domingo, 29.

Faltam apenas duas rodadas para o fim da fase de grupos do Campeonato Cearense 2023. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam direto para as semifinais. Já os 2º e 3º lugares terão que disputar as quartas de final para definir quem enfrenta os líderes dos grupos nas semis. Os 4º e 5º (últimos) colocados de cada grupo jogarão um quadrangular final que define os dois times que serão rebaixados para a Série B do Cearense.

Ceará (1º), Atlético Cearense (2º) e Iguatu (3º) são os times do Grupo A em situação de classificados para a próxima fase até então. Os dois primeiros já estão garantidos matematicamente no mata-mata e agora disputam apenas a liderança. O Iguatu tem a classificação encaminhada, pois Caucaia (4º) e Barbalha (5º) precisam tirar uma larga diferença do saldo de gols para conseguirem ultrapassar o Azulão.

No Grupo B, o Fortaleza (1º) já está garantido matematicamente e disputa contra Ferroviário (2º) e Maracanã (3º) a liderança. O Pacajus (4º) tem um ponto no torneio e possui pequena chance de classificação, caso vença os últimos jogos que restam, mas um entre Ferroviário e Maracanã precisa também perder os próximos dois jogos. O Guarani de Juazeiro (5º) não pontuou e também só se classificaria em uma possibilidade remota, tirando uma grande diferença de saldo.

[ Mais notícias ]