Foi encontrada a fêmea de peixe-boi marinho, de nome Pintada, que tinha sido avistada por último em Jericoacoara, no litoral cearense. Ela foi localizada na última segunda-feira, 6, na praia de Pedra do Sal, na Ilha Grande de Santa Isabel, na cidade de Parnaíba, no Piauí. Pescadores da região relataram presença da Pintada à ONG Aquasis, que coordenou todo o resgaste.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira,8, por meio das redes sociais da ONG.
A operação de resgate foi feita realizando um cerco em uma área rasa com ajuda de moradores para capturar a Pintada, levada até o Porto do Sossego em Bitupitá, no litoral oeste do Ceará, onde foi solta com um novo cinto de borracha preso à sua cauda e um novo transmissor de sinal para sua localização.
Desaparecimento
Pintada estava desaparecida desde o dia 1º de fevereiro. Sua última aparição havia sido em Jericoacoara, no Ceará. Em janeiro deste ano, ela havia sido devolvida à natureza para reabilitação e, após o equipamento de localização de soltar do animal, a ONG Aquasis ficou sem informações do animal marinho. Segundo a ONG, o monitoramento nos primeiros meses do retorno à natureza é fundamental para acompanhar o descolamento do animal, para saber as áreas que ele utiliza e, principalmente, se está conseguindo se alimentar e interagir com outros bichos nativos.