A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na última quinta-feira, 16, um requerimento de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT) solicitando informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) acerca do Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública. Segundo o parlamentar, se trata de “uma demanda bastante dinâmica, que requer muita responsabilidade por parte do Governo do Estado”.
“Por isso, considero justo que exista uma maior transparência sobre a quantidade de procedimentos a serem realizados, quais são as especialidades médicas envolvidas, quantas unidades de saúde funcionarão para a realização desse mutirão, bem como a forma que será feito o chamamento. Tudo isso, obviamente, preservando a identidade dos pacientes”, afirma Queiroz Filho.
O Plano Estadual para zerar a fila de cirurgias no Ceará foi sancionado em fevereiro de 2023 pelo governador Elmano de Freitas (PT) com o objetivo de dar celeridade ao andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de edital, a Sesa deve convocar clínicas, hospitais-polo e outros equipamentos de saúde para realizar 29.096 procedimentos que não são urgentes.
As especialidades contempladas no edital são Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular. O Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas terá investimento inicial de aproximadamente R$ 135 milhões.