Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Pecém define consórcio para operar primeiro terminal de exportação de amônia verde

Após processo licitatório, Stolthaven Terminals foi aprovado e deve planejar, projetar, construir e operar o terminal no Complexo
complexo-do-pecem-seleciona-consorcio-para-operar-primeiro-terminal-de-exportacao-de-amonia-verde
Foto: Divulgação/Ascom ZPE

Compartilhar:

Após processo licitatório, a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) selecionou o consórcio que será responsável por operar o primeiro terminal de exportação de amônia verde do Estado. Trata-se da gigante Stolthaven Terminals/Global Energy Storage (GES), líder de serviços de armazenagem para líquidos e gases a granel. Agora, a engenharia básica do terminal deve ser desenvolvida, juntamente com o Complexo e produtores de amônia.

Instalado na Zona Industrial de Exportação (ZPE) do Pecém, o terminal atenderá à produção de hidrogênio verde através da amônia verde. Atualmente, o produto é uma das fontes mais competitivas de energia renovável em todo o mundo. Para Hugo Figueirêdo, presidente da CIPP, a escolha da Stolthaven Terminals é uma importante fase na concretização do Hub de Hidrogênio Verde do Pecém. “Temos cumprido nosso cronograma de planejamento para que consigamos fazer desse projeto uma realidade cada vez mais próxima, que vai mudar a vida dos cearenses e a história do Ceará”, ressalta.

A expectativa do projeto é que o Porto do Pecém e seu acionista, Porto de Roterdã, formem a rota de exportação e importação de H2V mais próxima entre a América do Sul e a Europa. A produção estimada de hidrogênio verde do Complexo do Pecém deve chegar a 1 milhão de tonelada em 2030, um potencial para atender a 25% da demanda de importação de Roterdã.

“Estamos ansiosos para trabalhar com a GES, a CIPP S/A e nossos futuros clientes no desenvolvimento de um terminal de classe mundial que será parte integrante da transição energética”, destaca o presidente da Stolthaven Terminals, Guy Bessant.

PACTO PELO PECÉM

Em solenidade realizada no município de São Gonçalo do Amarante, nesta terça-feira (9), o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou uma série de investimentos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A medida visa trazer melhorias infraestruturais e foi anunciada no contexto de retomada do Pacto pelo Pecém, política iniciada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em 2011 e que durou até 2014. O Pacto deve ser firmado em dezembro de 2024.

“Elmano orientou a retomada do pacto no ano passado. Desde então, temos trabalhado com uma governança compartilhada que inclui não só o CIPP e demais instituições do Governo, como as prefeituras de Caucaia, São Gonçalo, as empresas, a Assembleia Legislativa e a própria comunidade, que vem sendo muito ativa nas discussões e participações”, disse o presidente da CIPP, Hugo Figueiredo.

Leia mais em: Governo do Ceará anuncia série de investimentos no CIPP em retomada do Pacto pelo Pecém

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO

Em visita ao Complexo, Elmano entregou a obra de duplicação e restauração de trecho da CE-155, que conecta o Porto do Pecém à BR-222. Com a conclusão da obra, a capacidade de circulação de veículos pesados foi ampliada, facilitando a logística de transporte para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) e empresas instaladas na região.

“Nós precisamos que os caminhoneiros tenham condições de sair com as cargas nas melhores condições. Foi um investimento de quase R$ 80 milhões, sendo grande parte do convênio. Sem essa parceria [entre o governo federal e o estadual] nós não estaríamos neste momento inaugurando o trecho”, disse Elmano durante a entrega do trecho.

Sobre as alterações e melhorias de outros trechos do Estado, Elmano disse que o governo vai priorizar executar as principais queixas do setor privado. “O recurso não dá para tudo, então você tem que ouvir que tá na ponta para ir priorizando aqueles pontos centrais”. Agora, a expectativa para o setor é de um tráfego mais organizado e mais segurança no trecho, reduzindo o tempo de deslocamento e facilitando o fluxo de veículos nas proximidades do Porto.

Leia mais em: Elmano entrega duplicação e restauração de trecho da CE-155, no Pecém

[ Mais notícias ]