Voltar ao topo

8 de outubro de 2024

Pecém recebe navio com 10 mil toneladas de produtos importados da China

Para colaboradores, essa movimentação representa o aquecimento da economia interna apesar das condições adversas do mercado exterior
Foto: Divulgação

Compartilhar:

Atracou neste domingo, 10, no Porto do Pecém, na Grande Fortaleza, o navio Papa Hohn, vindo da China com mais de 10 mil toneladas de fertilizantes em big bags e bobinas de aço. Para o gerente comercial da Tecer Terminais, empresa que atua no Porto do Pecém, Carlos Alberto Nunes, essa movimentação representa o aquecimento da economia interna apesar das condições adversas do mercado exterior, como variações do dólar e a escalada dos preços do frete por contêiner.

“A chegada dessa nova carga é um grande motivo de comemoração, pois com as longas filas de navios nos principais portos da China, provocadas pelos lockdowns, vêm impactando a oferta de contêineres e pressionado os custos do frete marítimo. Com isso, importadores e exportadores têm buscado alternativas com o uso do segmento de “break bulk” (carga geral), cujo transporte é feito individualmente, em cargas fracionadas acondicionadas a bordo dos navios, sem a necessidade de utilizar contêineres”, explica Nunes.

O gerente explica, ainda, que vem trabalhando nos últimos três anos para aumentar o fluxo de cargas vindas da China e que a demanda vem crescendo, principalmente por produtos como fertilizantes e siderúrgicos. “Com essa janela de oportunidade, os clientes têm buscado essa alternativa que uma economia comprovada em relação ao custo de um contêiner. É uma economia de cerca de U$ 7 mil a cada 25 toneladas, o que têm uma grande relevância financeira”, diz.

Porto do Pecém

O completo está localizado entre os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, e é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da economia local, regional e nacional, movimentando materiais siderúrgicos, fertilizantes, granel e contêineres. Atualmente, o complexo portuário concentra 30 empresas. Em operação já são 22 e as demais em fase de implantação. Juntas totalizam investimentos na ordem de R$ 28,5 bilhões, gerando 50,8 mil empregos diretos e indiretos.

Em fevereiro deste ano, o Porto recebeu sua segunda expansão. Ao todo, foram investidos R$ 772,8 milhões nas obras. O terminal portuário ganhará um novo portão de acesso, uma nova ponte para os píeres, além de novo berço de atracação.

[ Mais notícias ]