Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

PDT sente o golpe da saíde de prefeitos

Confira a coluna de Roberto Moreira.

Compartilhar:

O PT do Ceará se prepara para enfrentar o PDT, em uma tática que visa arrancar a gordura do partido liderado por Ciro e Cid Gomes no Estado. A opção por fazer sangrar a maior agremiação e ex-tradicional aliado é considerada natural, consequente. Três prefeitos deixaram o PDT, justificando que fizeram a opção de seguir apoiando Camilo Santana e Izolda Cela e preferindo votar em Elmano de Freitas.

É natural que gestores busquem seus parceiros, mas o PDT sente o golpe. Ciro Gomes disse que o partido no Ceará está “unido”. As próximas horas e dias vão clarear o cenário para o pleito de outubro. A pesquisa Datafolha, publicada nesta quinta-feira, 28, que mostra Lula com 47% das intenções de votos, Bolsonaro 29% e Ciro 8%, foi recebida com festa pelos petistas cearenses, aumentando o entusiasmo.

O desempenho de Lula no Ceará conheceremos nesta sexta-feira, 29. A pesquisa exibe estabilidade em relação a outros levantamentos. Segundo o Datafolha, se Ciro Gomes apoiar Lula no primeiro turno, o petista sairia vencedor, sem precisar da realização de segundo turno. Talvez, essa informação justifique o ataque do petista sobre os colégios eleitorais de Ciro Gomes. Os petistas dispararam mensagens, pedindo apoio aos prefeitos do PDT e de outros partidos, com envio de caravanas à convenção do PT, que será realizada neste sábado, 30, no Centro de Eventos.

Os organizadores do encontro querem mostrar a força do PT no Ceará para o ex-presidente Lula. Faltam 62 dias para a eleição. Muita coisa pode acontecer. O congelamento das intenções de votos dos candidatos a presidente cria esperança para a turma de baixo. Na entrevista à Globo News, Ciro mostrou que sua ira contra Lula é porque está sendo asfixiado pelo ex-presidente. Ele citou os acontecimentos do Ceará.

Ação coordenada

Elmano de Freitas postou, no Instagram, apelo para a governadora Izolda Cela implantar o Piso Nacional dos Agentes de Saúde. Logo depois, a governadora assinou decreto autorizando o reajuste. PT e Izolda estão afinados.

Comitês

Roberto Cláudio está montando um comitê próximo ao cruzamento das avenidas Sebastião de Abreu com Padre Antônio Tomás. Capitão Wagner vai instalar comitê central na avenida Washington Soares. O PT ainda estuda o lugar. Pode ser na Avenida da Universidade.

[ Mais notícias ]