“Foi um encontro amigável, tranquilo e proveitoso, porque tivemos a oportunidade de colocar nossa posição sobre assuntos de interesse do projeto implantado no Ceará, com avanços extraordinários e consolidamos a união em torno de posições assumidas para se chegar ao fim do processo, com o nome para a disputa”, resumiu André Figueiredo (PDT), presidente estadual do partido no Ceará sobre encontro que reuniu os quatro pré-candidatos da sigla ao Palácio da Abolição nas eleições de outubro próximo.
Nesta terça-feira, 29, Guimarães mudou o discurso que vinha sendo usado e pregou a continuidade da parceria entre as duas siglas no Estado para “o bem do Ceará”.
Conforme apurado pelo OPINIÃO CE, o senador Cid Gomes (PDT), principal articulador do partido no Estado, está, até agora, fora do processo. Figueiredo participou de forma remota. “Tinha marcado uma conversa com o deputado Guimarães para comunicar o inicio das tratativas para escolha do nome do PDT que vai liderar a chapa”, pontuou. “A conversa com Guimarães foi muito boa. O PT tem encontro no próximo sábado, 2, com pauta que nos interessa e a conversa era necessária”, colocou o também líder do PDT na Câmara.
Encontro
Participaram do encontro Ciro Gomes e André Figueiredo; a governadora Izolda Cela, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o presidente ALCE, deputado Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho – os quatro pré-candidatos. Figueiredo comentou que a reunião começou ao meio- dia, foi providenciado um almoço, com a conversa seguindo e sendo encerrada no meio da tarde. “Os pré-candidatos conheceram, de forma aberta e transparente, o processo para se chegar ao nome ideal”, explicou.
Questionado sobre o porquê da ausência do senador Cid Gomes, André foi rápido na resposta. “Ele participou dos encontros e o Ciro está cuidando desta fase”. Entre lideranças do PDT, a leitura é outra. Cid estaria chateado com a condução dada por pessoas que deveriam ter cuidado melhor do processo, terminando por gerar um ambiente de conflitos e desentendimentos, além de demonstrarem salto alto. A bancada estadual do partido acredita que Cid estará na mesa para anunciar o nome que irá para a disputa. Até lá, Ciro vai encarar o processo.
A reunião de Ciro e André encerrou com todos tendo conhecimento de que o jogo político iniciado com encontros regionais e, em seguida, os pré-candidatos percorrendo os municípios, será concluído com uma pesquisa, onde caberá ao eleitor escolher o melhor nome.