A direção nacional do PDT decidiu sacudir a militância e as lideranças do partido em todo o território nacional. Nas seis regiões do Brasíl, serão realizados encontros regionais. O primeiro encontro no Nordeste acontecerá em Fortaleza, no próximo dia 15 de junho.
O PDT aposta no sucesso eleitoral em vários estados nordestinos, como a Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão. O evento em Fortaleza será comandado por Carlos Lupi, presidente nacional do partido, e pretende trazer os gestores de Recife, Salvador e Natal, com a participação do prefeito Sarto e do ex-prefeito Roberto Cláudio, da governadora Izolda e dos deputados Evandro Leitão e Mauro Filho.
O pré-candidato pelo PDT, Ciro Gomes, será a estrela do encontro, que tem como objetivos mostrar gestores do partido nos estados e os bons candidatos e impulsionar a candidatura presidencial. “O Ciro é o nosso presidente e vamos vencer”, disse André Figueiredo, após acertar a realização do evento no Ceará.
O presidente estadual do PDT acredita que o ex-governador Camilo Santana buscará uma forma de atenuar a relação com o PT, porque “o acordo prevê o nome de um pedetista para ser candidato ao governo e não cabe vetos”. A crise com o PT não estará na pauta.
Camilo Santana inaugura escritório político
O governador Camilo Santana inaugurou seu escritório político. O primeiro a ser recebido foi Domingos Filho, presidente do PSD, e o segundo, Zezinho Albuquerque, do PP. Os dois não revelaram o teor da conversa. Camilo é pacificador. Zezinho e Domingos não conversam. O ex-governador segue com a união PT-PDT na pauta.
Arrancada por Roberto Cláudio
Um grupo de prefeitos está organizando grande evento para receber Roberto Cláudio em Quixeramobim, município que fica no Sertão Central do Estado. Na outra ponta, deputados do PT e PDT, que apoiam Izolda Cela, querem promover uma palestra sobre alianças políticas, em Fortaleza.
Damião Tenório abraça a pauta mais importante pós-pandemia
Pré-candidato a deputado federal, o advogado Damião Tenório vai trabalhar, se eleito, pela recuperação da saúde mental pós-pandemia. Em Fortaleza, segundo a vigilância epidemiológica, mais de 300 mil pessoas estão com problemas em decorrência da Covid-19, o Estado e os municípios têm procurado socorrer, mas o contigente e grande. Damião quer envolver todas as entidades empresariais e movimentos sociais na atenção a essas pessoas. Muitas estão em estágio avançado de depressão. O nome da campanha é “Saúde Mental é Minha Causa”.
Limitação do ICMS em 17%
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, está preocupado com o destino do projeto que limita o ICMS sobre combustíveis, energia e telefonia em 17%. O Senado representa os estados. Como ser contra? Os secretários estão mostrando que o corte de receita vai custar caro, como o atraso nos salários dos servidores. Os estados vão perder cerca de R$ 70 bilhões e querem empurrar o debate para reforma tributária.