Em busca de resguardar prefeituras nas eleições municipais de 2024, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) estudam uma aliança para criar uma frente contra o Partido dos Trabalhadores (PT). Mesmo compondo a base do governo e ocupando ministérios, os partidos negociam alianças pontuais para manter as prefeituras. Em Fortaleza, a expectativa é que o apoio promova a reeleição do prefeito José Sarto, a disputa deve reunir acirramento entre aliados do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, e do presidente da república, Lula.
As informações são do Jornal O Globo. Conforme o jornal, as conversas entre PDT e PSB, inicialmente, se resumiam na formação de uma federação, mas ambos os partidos decidiram aguardar as eleições de 2024 para fazer um balanço. O temor das lideranças pedetistas e pessebistas é virar coadjuvantes na próxima disputa municipal. O alerta surgiu nas eleições de 2022, onde ambos os partidos declinaram no número de presenças na Câmara, enquanto a quantidade de petistas aumentou.
A reeleição do prefeito de Fortaleza, José Sarto, será um dos acordos firmados entre as alianças. De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, já teria sinalizado apoio à eleição de Sarto nas eleições de 2024. A previsão é de que a costura entre os partidos tenha oposição petista, a mesma usada nas eleições de 2022. Para sinalizar a aliança, Carlos Siqueira, ainda, não aprovou a filiação do presidente da Assembleia Legislativa local, Evandro Leitão, no partido.
CID GOMES E O PDT
A postura opositora de Ciro Gomes ao PT, resultou em uma ‘queda de braços’ entre os Ferreira Gomes. O senador, Cid Gomes, deve deixar o PDT nos próximos dias, por conta do tom de oposição ao petistas que configura a nova roupagem do PDT, desde a campanha ao Planalto em 2022. Na última terça-feira (14), o senador reuniu prefeitos, deputados e lideranças para discutir os rumos para 2024. A Há expectativa para que 53 prefeitos deixem o partido.
Leia mais em: Grupo de Cid Gomes se reúne com prefeitos, deputados e lideranças para discutir rumos para 2024