Partidos que fazem oposição um ao outro no Ceará desde 2022, PDT e PT vão contar com lideranças estaduais no Cariri neste sábado (23). O objetivo da ida de ambas as siglas será o lançamento de pré-candidaturas ou definição de apoio a outros partidos para os municípios cearense nas Eleições Municipais de 2024. A região conta com as cidades do triângulo “Crajubar” – Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha – como os principais municípios caririenses, onde deve haver uma disputa intensa pelo poder político. O PDT, por sua vez, já iniciou a sua caravana nesta sexta-feira (22), onde o presidente interino Nacional do partido, deputado federal André Figueiredo, participou da filiação de onze vereadores e lideranças de Potengi e do Crato.
Em Potengi, foram filiados o pré-candidato a prefeito Salviano, o vice-prefeito Humberto, o ex-prefeito Samuel Carlos e os vereadores Otaviano, Aline Sérgio, Ailton Lê, Juciê Rodrigues, Edvanio Ferreira, além de outras lideranças do Município. Já no Crato, se filiaram ao PDT os vereadores Dr. Dudé Morais e Fernando Brasil.
Em comparação à atuação do PT na região, o partido possui menos força no Cariri, já que chegou a perder gestores de municípios durante o embate que culminou na saída do senador Cid Gomes e de dezenas de prefeitos, que migraram para o PSB. Atualmente, o partido conta com dois prefeitos no Cariri: Deda (Farias Brito) e Antônio Filho (Antonina do Norte). Neste sábado, como apurou o OPINIÃO CE, a sigla deve filiar também o prefeito de Abaiara, Afonso Tavares. Pré-candidaturas às cidades caririenses devem ser anunciadas pelo PDT. Juazeiro do Norte, a maior cidade da região e terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, com 190.860 eleitores, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é um dos alvos. A decisão do partido deve ser a de apoiar a reeleição do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). O gestor já anunciou, anteriormente, que quer siglas como o União Brasil, PL e o próprio PDT no seu arco de alianças para o pleito. Caso vença a disputa, Glêdson alcançaria um marco nunca antes feito, já que um prefeito nunca conseguiu se reeleger na cidade de Padre Cícero.
Para a ocasião de anúncio da atuação do PDT na região, são esperados nomes como de André Figueiredo; do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes; e do ex-prefeito de Fortaleza e atual presidente do Diretório Municipal pedetista em Fortaleza, Roberto Cláudio.
PLENÁRIA DO PT NO CARIRI
O anúncio do PT para o momento de lançamento das pré-candidaturas foi comunicado ainda na última quarta-feira (20). Na ocasião, será realizada uma plenária onde devem ser publicizados os petistas postulantes ao pleito no próximo mês de outubro. No Crajubar, a sigla pretende contar com candidatos nos três municípios. Em Juazeiro do Norte, o deputado estadual Fernando Santana será lançado pela legenda. Seu nome já vinha sendo especulado há alguns meses por lideranças do partido.
As outras duas cidades do triângulo são comandadas por nomes filiados ao PT. No Crato, o prefeito é Zé Ailton Brasil, que está no seu segundo mandato (foi eleito em 2016 pelo PP). No município, a disputa pelo sucessor de Zé Ailton envolve inclusive os Diretórios Estadual e Municipal do Crato, que passaram por impasse no último ano de 2023, quando o PT de Crato lançou o vereador Pedro Lobo (PT) como pré-candidato, mas o PT Ceará derrubou a decisão. Em Barbalha, o processo deve ser mais simples, já que o atual prefeito Guilherme Saraiva foi eleito apenas em 2020, podendo concorrer à reeleição neste ano.
Líderes do PT no Ceará são esperados para participar do momento de anúncio das pré-candidaturas. O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, colocado como a maior liderança do grupo que governa o Estado, deve estar presente na ocasião. Camilo, aliás, é natural do Cariri, do município de Barbalha. O governador Elmano de Freitas; o presidente estadual do PT, Antônio Filho “Conin”; o deputado federal e líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães; e a senadora Augusta Brito, também devem estar presentes.
