O PCB anunciou convenção partidária para este sábado (3), ocasião em que homologará o advogado e ex-bancário Chico Malta como candidato à Prefeitura de Fortaleza. O Partido Comunista Brasileiro ainda não havia se posicionado acerca do pleito na Capital. Com isso, a disputa pelo Executivo fortalezense ganha mais um postulante, que agora passa a contar com nove nomes. A convenção vai ser realizada no Comitê do Poder Popular do PCB no Ceará, na Avenida da Universidade, 2236, no bairro Benfica. O evento tem início às 9h.
Conforme a sigla, na cerimônia, será apresentada parte do programa de governo, denominado pela legenda como “programa de lutas”. A pré-candidatura, ainda de acordo com o partido, vai defender pautas comuns à esquerda, como da classe trabalhadora, das juventudes, das mulheres, de negras e negros e da população LGBTQIAP+.
Chico Malta, militante comunista pelo partido há mais de 40 anos, vai para sua segunda eleição seguida disputando um cargo no Executivo. Em 2022, nas Eleições Gerais, ele lançou o seu nome ao Governo do Ceará. Ele terminou o pleito em quarto lugar, com 0,06% dos votos válidos, um total de 3.015. Ele ficou à frente de Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU). Os dois partidos também vão disputar a Prefeitura de Fortaleza neste ano.
ELEIÇÕES EM FORTALEZA
Com a entrada de Chico Malta na disputa, as eleições em Fortaleza contarão com nove postulantes. Devem estar no pleito, além do pré-candidato do PCB: o atual prefeito José Sarto (PDT), que tenta a reeleição; o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil); o presidente do Legislativo cearense, Evandro Leitão (PT); o deputado federal André Fernandes (PL); o senador Eduardo Girão (Novo); o produtor cultural Técio Nunes (Psol); o historiador Haroldo Neto (UP); e o sindicalista Zé Batista (PSTU).