Os festejos juninos no Nordeste estão oficialmente abertos, graças a Santo Antônio e a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, na região do Cariri. As celebrações ao Santo Casamenteiro levam milhões de pessoas às ruas, para apreciar o momento ápice, o hasteamento. A festa é reconhecida como Patrimônimo Imaterial pelo Iphan.
Antes da culminância, no sábado, tem a Noite das Solteironas, orquestrada pela Socorro Luna. Em meio aos ritos, há a brincadeira das alianças, na qual treze moças puxam uma fita é aquela que achar a aliança, será a contemplada com um casamento no ano seguinte. Em 2023, a Lourena Amorim, que já criou todas as expectativas possíveis. “Não tenho pretendente e vou esperar que Santo Antônio coloque no caminho”, falou a jovem.
Para a anfitriã desse evento, Socorro Luna, esbravejou a emoção e a felicidade de expressar a fé em Santo Antônio em mais um ano. “O coração acelera, a emoção cada ano se repete, parece que é a primeira vez. Estou muito feliz!”, falou a solteirona mais famosa do Brasil.
Para abrilhantar a festa, os presentes contaram com shows de Fábio Carneirinho e Cláudio Moreno.Hasteamento
No domingo, pela manhã, acontece os desfiles com o Cortejo Cultural. Grupos de reisado, lapinha, maneiro-pau, quadrilhas, entre outras manifestações culturais, se reúnem para festejar pelas principais ruas de Barbalha. Durante à tarde é que acontece o momento mais esperado: o carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira. Em 2023, a árvore escolhida foi um Jatobá,, com 23 cm e pesa 3 toneladas.
O prefeito do Município, Guilherme Saraiva, citou a importância de celebrar o evento, visando a responsabilidade, cuidado e alegria para os brincantes. “Só quem tá aqui, consegue perceber a energia e esse movimento que tem. A gente fica muito feliz, com muita responsabilidade e segurança, de fazer uma festa bacana”, enfatizou.