O prefeito José Sarto (PDT) anunciou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (26), que o passe livre estudantil seguirá valendo para alunos das universidades públicas localizadas em Fortaleza durante o mês de julho. Após o anúncio do encerramento da paralisação da greve na Uece, muitos alunos temiam a cobrança de passagem no transporte público, já que, devido à greve, o cronograma letivos da instituição foi alterado, determinando que os universitários tenham aula em um período que tradicionalmente é de férias.
“Quero tranquilizar os alunos das universidades públicas que estavam em greve e agora estão retornando às aulas. O Passe Livre Estudantil está garantido para vocês neste período que deveria ser de férias. Nosso compromisso com os estudantes não mudou. Tem aula, tem Passe Livre”, disse o prefeito.
Conforme a Prefeitura de Fortaleza, a garantia do benefício está ligada ao calendário letivo informado pelas instituições de ensino municipais, estaduais e federais, bem como às instituições privadas. Dessa forma, como houve a alteração de datas que as aulas ocorrerão, a política seguirá funcionando. Para os alunos das demais instituições de ensino, que estarão de férias, a gratuidade retorna dia 31 de julho. Os estudantes ainda seguem usufruindo a tarifa estudantil (R$1,50) ao utilizar o transporte coletivo.
A política que determina a gratuidade para as passagens de ônibus durante o período de aulas iniciou em novembro de 2023. Nesse ano, foram registradas quase 10 milhões de passagens gratuitas, com 2 milhões de passes livre apenas em maio. Estima-se que o uso diário do benefício chega a aproximadamente 95 mil.