O varejo no Ceará terá um faturamento de R$ 58,49 milhões de faturamento em todo o Estado na Páscoa. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio Ceará), através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), realizou estudo acerca do potencial de consumo em Fortaleza para a Páscoa. Segundo o estudo, 42,9% dos consumidores devem ir às compras na data, com potencial de movimentação total de R$ 240 milhões.
A discrepância com o estudo da Fecomércio é aparente. O estudo local considera também o faturamento registrado com viagens, e não apenas a comercialização de produtos; aquele realizado pela CNC trata apenas das “vendas do varejo voltadas para a Páscoa”.
Pela pesquisa da Fecomércio, o valor previsto para a capital coloca a Páscoa empatada com o Dia dos Pais na lista de datas com maior potencial de consumo em Fortaleza, atrás apenas de Natal, Dia das Mães, Black Friday e Dia das Crianças, de acordo com pesquisa do IPDC e do Fecomércio Ceará. A pesquisa faz a ressalva quanto a comparação com o ano passado, prejudicada devido ao pico de inflação dos alimentos em 2022.
RESULTADOS DA PESQUISA DA FECOMÉRCIO
Segundo a pesquisa, além dos R$ 240 milhões movimentados, 21,1% dos entrevistados pela pesquisa pretendem viajar na Semana Santa, sendo o Sertão o destino mais procurado, com 44,6% das respostas. As outras duas regiões mais citadas foram o Litoral e Praias Cearenses (29,9%) e a Região Serrana (21,4%).
Em relação às compras, 42,9% das pessoas entrevistadas pretendem ir às compras durante a Páscoa e a Semana Santa. Destas, a preponderância é de 47,3% para o sexo masculino, 49,7% para pessoas com faixa de idade entre 21 e 35 anos e 68,9% com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos.
Em média, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 317 com as compras da festividade, com potencial de consumo maior para pessoas do sexo masculino (R$ 336), com idade acima de 36 anos (R$ 357) e com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (R$ 684).
Em relação à data de compra dos produtos, boa parte dos entrevistados não possuem um dia específico (34,6%), mas parcelas expressivas pretendem realizar as compras apenas nos últimos dias da semana, como na sexta-feira (10,3%), na quinta-feira (13,4%) e no sábado (22,5%).
Os produtos mais visados, de acordo com a pesquisa, são: Ovos de Páscoa, 68,1% de intenção de consumo; Outros tipos de chocolates, 46,4%; Bacalhau, peixes e pescados, 18,4%; Pães, 16%; e Vinhos, 13,6%.
PESQUISA CNC PARA O CEARÁ
Já a pesquisa realizada pela CNC mostrou que as compras durante a páscoa tendem a crescer pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com a Confederação, este aumento nas compras ainda está inserido no contexto de retomada do consumo pós-pandemia. Apesar dos aumentos dos últimos três anos, entretanto, o montante financeiro gerado nacionalmente ainda deve ficar 2,7% abaixo do volume observado na data de 2019.
No Ceará, para este ano, está previsto aumento de 7% na compra de produtos no período da Páscoa e Semana Santa. Este acréscimo corresponde a uma expectativa de R$ 58,49 milhões em consumo no período.