Ainda sem definição de quem vai compor a chapa de Evandro Leitão (PT) para a Prefeitura de Fortaleza, o deputado federal José Guimarães (PT) defendeu que o principal peso é que o partido a ser escolhido seja aquele que “dialogue com a cidade”. Conforme o parlamentar, a condição é importante para ajudar o pré-candidato petista a ir para o segundo turno. Nos bastidores, o PSD e o PSB são os que têm aparecido como as duas principais siglas pela disputa. A vice, como já defendeu Evandro, deve ser uma mulher.
As duas legendas, integrantes do arco de alianças do grupo governista desde o ano passado, apresentaram, cada uma, duas mulheres que postulam o cargo de vice. No PSB, aparecem a ex-secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, filha da ex-governadora Izolda Cela (PSB), e a vereadora de Fortaleza, Enfermeira Ana Paula. Já pelo lado social democrata, estão colocadas a deputada estadual Gabriella Aguiar e a assessora institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Cláudia Brilhante.
Em outra ocasião, no entanto, Evandro negou que a vice ficaria necessariamente entre os dois partidos. Segundo o postulante ao Palácio do Bispo, ao OPINIÃO CE, a vice, que “será uma mulher”, virá do arco de alianças que possui nove legendas.
O arco de alianças do PT ao nível estadual engloba mais de dez partidos. O presidente do Legislativo Estadual fala em nove, pois, em nível municipal na Capital, a federação Psol-Rede já lançou a sua pré-candidatura, do produtor cultural Técio Nunes (Psol). Entre as siglas que devem seguir com Evandro, estão: PT, PCdoB e PV – da Federação Brasil da Esperança -, PSD, PSB, MDB, Podemos, Republicanos e PP.