O Parque Tecnológico (Partec) da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe inscrições para seleção de projetos de empreendimentos inovadores por meio do seu Programa de Desenvolvimento de Startups. A iniciativa é destinada para qualquer pessoa, não necessariamente empreendedores da comunidade acadêmica. As inscrições, que podem ser feitas por meio deste link, serão realizadas até o dia 26 de agosto. A iniciativa contempla áreas nos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral.
O programa está estruturado por dois editais, contemplando as seguintes modalidades de vinculação: Pré-Incubação residente e não residente, e Incubação residente e não residente. Na pré-incubação, os empreendedores receberão apoio acadêmico a um projeto de empreendimento, ou seja, a empresa ainda não está aberta juridicamente. Já na incubação, o programa ofertará o suporte necessário para o desenvolvimento do empreendimento em suas etapas iniciais.
Poderão ser apresentados projetos de startups na forma de empreendimentos inovadores em estágio inicial e de base tecnológica, incluindo negócios de impacto socioambiental, spin-offs acadêmicas e micro e pequenas empresas. Os projetos devem ser inscritos pela pessoa empreendedora líder proponente do projeto de startup.
INSCRIÇÕES E BENEFÍCIOS
No site do Partec, estão disponíveis tanto os editais Partec/UFC nº 02/2024 e 03/2024, as fichas de inscrição e todas as orientações sobre o processo seletivo. Além do acesso a áreas/salas individualizadas e a ambientes compartilhados na forma de coworking, a seleção oferece capacitação das equipes selecionadas quanto à modelagem, à validação e ao desenvolvimento de negócios por meio de workshops, palestras, debates e conexões com empreendedores, investidores, especialistas e mentores dos ecossistemas empreendedores cearense, nacional e internacional.
Outro benefício será o fornecimento de orientações para acessar editais e programas de fomento à inovação, tais como os do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco do Nordeste (BNB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.
ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS NA UFC
Segundo o diretor-presidente do Partec, o professor Abraão Saraiva, nos últimos anos a UFC “tem dedicado esforços e executado estratégias para fortalecer o empreendedorismo inovador, incluindo ações de apoio a startups, a spin-offs acadêmicas e a negócios de impacto socioambiental”. Ele destaca, aind0a, que a instituição foi reconhecida nos últimos anos nacionalmente no Ranking de Universidades Empreendedoras e no Startup Awards, além de reconhecida localmente, na premiação Ceará Awards.
Para ele, o apoio do Partec ao desenvolvimento de novos negócios inovadores tem o intuito de fortalecer o empreendedorismo inovador entre os membros da comunidade acadêmica da UFC dos campi de Fortaleza e do Interior, além de gerar oportunidades de atração de empreendedores externos à Universidade com projetos de inovação. Dessa forma, ocorre a aliança entre teoria e prática “de forma multidisciplinar e articulada com atores do ecossistema empreendedor, tendo como foco contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do estado e do País”.
Para o pró-reitor-adjunto de Relações Interinstitucionais da UFC e diretor-adjunto do Partec, professor José de Paula Barros Neto, a busca por conexões entre a academia, o setor público e a iniciativa privada contribui para a geração de oportunidades à comunidade acadêmica da Universidade, ampliando “as possibilidades de realização de projetos e parcerias de forma a gerar inovações integradas às demandas da sociedade”.
Por sua vez, a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (Prointer) e diretora-adjunta do Partec, professora Conceição Oliveira, considera que “as oportunidades de pré-incubação e incubação de projetos de negócios inovadores do Partec reforçam a perspectiva de estruturação de uma esteira de inovação na UFC, contribuindo com outros programas de estímulo ao empreendedorismo inovador já existentes”. Ela cita como exemplos os programas Empreende UFC e Inovando UFC, o Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC e o Inove Quixadá, além das iniciativas de instituições parceiras.