Voltar ao topo

18 de julho de 2024

Parque do Cocó ganha sistema de videomonitoramento equipado com 35 câmeras

O sistema começou a funcionar neste domingo, 5.
Foto: Divulgação

Compartilhar:

O Parque Estadual do Cocó, localizado em Fortaleza, passou a contar com um sistema de videomonitoramento equipado com 35 câmeras espalhadas por 21 pontos da Unidade de Conservação. A inaguruação aconteceu neste domingo, 5, e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema “Nascentes preservadas, Água garantida”. Até o próximo dia 12 de junho, serão realizados eventos em 142 municípios, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

“O sistema permite a fiscalização e a prevenção de eventuais crimes ambientais, como um incêndio, por exemplo. É mais uma ferramenta que nós usamos para trazer mais segurança e estimular cada vez mais que esses espaços sejam ocupados pelas famílias cearenses e que as próximas gerações valorizem o Cocó”, explicou a governadora Izolda Cela (PDT), durante a cerimônia.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou, por sua vez, o mês de junho como simbólico para reforçar a educação ambiental em todo o Ceará. “O junho ambiental promove uma série de atividades durante todo o mês. Começamos com a celebração do cinco anos do Parque do Cocó e ainda vamos levar o Projeto Viva o Parque para o Parque de Exposição do Crato e comemorar, no próximo dia 19, os 25 anos do Parque Botânico de Caucaia”, frisou.

Leia também:

Semana do Meio Ambiete

A Semana do Meio Ambiente terá uma série de eventos que ocorrerão em 142 municípios cearenses. O Encerramento da Semana, dia 12, será pontuado pela chegada do programa “Viva o Parque” ao Cariri. O programa já ocorre no Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho, em Fortaleza; no Parque Botânico, na cidade de Caucaia. No Cariri, a iniciativa se dará no Parque de Exposição do Crato, onde funciona a Área de Relevante Interesse Ambiental (Arie) da Matinha, sempre aos domingos, de 8h às 12h.

O Junho Ambiental prossegue até o final do mês, com destaque para o dia 19, quando haverá a celebração dos 25 anos do Parque Estadual Botânico, com a inauguração das obras de requalificação daquela Unidade de Conservação.

[ Mais notícias ]