As tratativas acerca da criação da Unidade de Conservação em torno dos açudes Pacoti, Riachão e Gavião, chegaram à sua etapa final na última quarta-feira, 15, após reunião de gestores estaduais com representantes de prefeituras locais, sindicatos e empreendedores da região metropolitana de Fortaleza.
Durante a reunião de trabalho, foi batido martelo em relação à poligonal final da Unidade. Importante para determinar a localização territorial exata do parque, a poligonal foi resultado de um consenso entre o grupo de trabalho formado pela Cogerh, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), com representantes das Prefeituras de Itaitinga, Aquiraz e Pacajus, Sindicatos e empreendedores locais.
Com projeto estimado em cerca de 9 mil hectares, a iniciativa foi batizada de Parque das Águas e deverá ser um dos maiores parques do Estado do Ceará. Agora, o projeto segue para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), de onde deve ser encaminhada à governadora Izolda Cela. A criação do Parque será por meio de Decreto, a ser assinado pela chefe do executivo estadual.
Com agências