Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta sexta-feira (31) mostra Capitão Wagner (União Brasil) como o pré-candidato com a maior intenção de votos entre os eleitores para a Prefeitura de Fortaleza. O ex-deputado federal aparece com 33,1% na pesquisa estimulada, que apresenta os postulantes aos participantes da pesquisa. Neste cenário, o prefeito José Sarto (PDT), tentando a reeleição, aparece em segundo, com 18,1%. Sarto, no entanto, teve a maior rejeição entre os nomes apresentados. O primeiro turno da eleição será realizado no dia 6 de outubro.
Além dos dois que estão liderando a pesquisa e iriam para o segundo turno nesse cenário, aparecem ainda o deputado federal André Fernandes (PL), com 15,9%; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), com 8,9%; e o senador Eduardo Girão (Novo), com 6%. Zé Batista (PSTU) e Técio Nunes (Psol) aparecem com menos de 1%, cada.
Pesquisa estimulada
- Capitão Wagner (União Brasil): 33,1%;
- José Sarto (PDT): 18,1%;
- André Fernandes (PL): 15,9%;
- Evandro Leitão (PT): 8,9%;
- Eduardo Girão (Novo): 6,0%;
- Zé Batista (PSTU): 0,6%;
- Técio Nunes (Psol): 0,4%;
- Não sabe/Não respondeu: 6,9%;
- Nenhum/Branco/Nulo: 10,1%.
O levantamento realizou ainda uma pesquisa espontânea, no qual o participante escolhe o nome que votaria, sem a informação de quais pré-candidatos disputariam o pleito. Nesse cenário, prevaleceu a dúvida, já que 67,3% disseram não saber ou não quiseram responder. Ainda assim, Wagner seguiu na liderança, com 7,2%. Sarto, no entanto, deixa a segunda opção dos eleitores, com André Fernandes (5,9%) subindo para a vice-liderança no formato de pesquisa.
Na espontânea, a curiosidade é que nomes como dos ex-prefeitos Roberto Cláudio (PDT) e Luizianne Lins (PT) são citados. Os dois, entretanto, não devem disputar as eleições. No lado pedetista, o partido já comunicou que tentará seguir com Sarto para a reeleição. O presidente licenciado do Executivo Nacional e atual ministro da Previdência, Carlos Luppi, disse confiar na vitória do chefe do Executivo municipal. Já do lado petista, Luizianne foi preterida por Evandro em votação de delegados, em encontro municipal.
Pesquisa espontânea
- Capitão Wagner (União Brasil): 7,2%;
- André Fernandes (PL): 5,9%;
- José Sarto (PDT): 4,3%;
- Roberto Claúdio (PDT): 2,3%;
- Evandro Leitão (PT): 1,9%;
- Eduardo Girão (Novo): 1,0%;
- Luizianne Lins (PT): 1,0%;
- Outros nomes citados: 1,0%;
- Não sabe/Não respondeu: 67,3%;
- Ninguém/Branco/Nulo: 8,3%.
REJEIÇÃO DE SARTO
Mesmo estando em segundo e terceiro nas duas pesquisas, o prefeito Sarto aparece com a pior rejeição entre os pré-candidatos colocados para o pleito. Com 38,9%, o gestor aparece com 14 pontos percentuais a mais que Capitão Wagner, segundo colocado no quesito. Técio Nunes, postulante ao Paço Municipal pelo Psol, possui a menor rejeição.
Rejeição eleitoral
- José Sarto (PDT): 38,9%;
- Capitão Wagner (União Brasil): 24,9%;
- André Fernandes (PL): 21,5%;
- Evandro Leitão (PT): 21,4%;
- Eduardo Girão (Novo): 17,3%;
- Zé Batista (PSTU): 14,1%;
- Técio Nunes (Psol): 11,5%;
- Não sabe/Não respondeu: 7,0%;
- Poderia votar em todos: 4,8%.