Voltar ao topo

25 de março de 2025

Para evitar Febre Aftosa, produtores cearenses devem vacinar seu rebanho até quinta-feira (30)

Na segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, produtores devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, o que chega a cerca de 925.000 animais
Os produtores têm até quinta-feira (30) para vacinar o rebanho e até o dia 15 de dezembro para a declaração da vacinação e atualização cadastral. Foto: Reprodução

Compartilhar:

Para evitar a propagação da Febre Aftosa, produtores cearenses devem vacinar o seu rebanho até esta quinta-feira (30). A ação integra a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023 e estima alcançar cerca de 925 mil animais em todo o Estado. Além disso, os produtores têm até o dia 15 de dezembro para a declaração da vacinação e atualização cadastral. 

O coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa, Joaquim Sampaio, ressalta a importância da vacina para a saúde do rebanho e para viabilizar os negócios agropecuários no Ceará. “A vacinação não é só comprar a vacina. Os produtores devem declarar, através do portal do produtor, para não ficar inadimplente”, ressalta.

RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA

Realizada de 2 de maio a 17 de junho, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa atingiu o índice 91,81% de vacinação de bovinos e bubalinos no Ceará. O resultado é superior ao do mesmo de período de 2022, quando o índice chegou a 91,31%.

O rebanho cearense conta com aproximadamente 2,7 milhões de animais. Dos 184 municípios cearenses, 12 atingiram o índice de vacinação de 100% do rebanho: Alcântaras, Antonina do Norte, Cariús, Graça, Itaitinga, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Pacatuba, Piquet Carneiro, Senador Sá e Uruburetama. Já 120 municípios vacinaram seu rebanho acima de 90%, 42 municípios vacinaram acima de 80% e apenas 10 municípios vacinaram abaixo de 80%.

[ Mais notícias ]