O Papa Francisco planeja aparecer neste domingo (23) na janela do Hospital Gemelli, em Roma, para fazer uma saudação aos fiéis, informou o Vaticano. Esta será a primeira aparição desde que Francisco foi internado, no dia 14 de fevereiro, para tratar de uma pneumonia dupla.
A aparição está prevista para as 12 horas, quando Francisco deverá fazer uma benção da janela do quarto. A Santa Sé disse ainda que divulgará o texto do Angelus, oração que relembra aos católicos o momento da anunciação da concepção de Jesus Cristo, para celebração do momento.
Na sexta-feira (21), o Vaticano informou que a condição de saúde do Papa Francisco permanece estável, com pequenos progressos do ponto de vista respiratório e motor.
“À noite, o Papa não usa mais ventilação mecânica com máscara, mas oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais e, durante o dia, usa cada vez menos os altos fluxos. Os médicos ainda não deram uma indicação de quando ele receberá alta do hospital. O Papa passa os dias entre tratamentos, orações e um pouco de atividade de trabalho. E não recebeu visitas”, disse a Santa Sé que deve divulgar o próximo boletim médico nesta segunda-feira (24).
ESTADO CLÍNICO
Os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone responderam às perguntas dos jornalistas durante entrevista coletiva conduzida pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no saguão do Hospital Gemelli.
Segundo o Sergio Alfieri, será necessário um período de repouso em convalescença por pelo menos dois meses. Durante a internação, os médicos recordaram os dois episódios considerados muito críticos, nos quais Francisco esteve em perigo de morte, mas não foi entubado.
Sergio Alfieri afirmou que é necessário tempo para que a voz do Papa volte a ser como antes. Ele ressaltou que há duas semanas a condição clínica do Papa é estável e são 10 dias que se registram melhoras significativas.
Com informações da Agência Brasil e Vatican News.