O Papa Francisco está realizando fisioterapia respiratória e continua a se movimentação após operação, nesta semana, conforme comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Matteo Bruni durante a manhã deste domingo, 11. Como antecipado no comunicado médico de sábado, 10, para “evitar movimentos que pudessem tensionar a parede abdominal”, Francisco rezou o Angelus deste domingo de forma privada. O Vaticano comunicou que a evolução pós-operatória do sumo pontífice é regular.
De acordo com Matteo Bruni, o Papa “acompanhou a Santa Missa ao vivo pela televisão e recebeu a Eucaristia“. Então, “dirigiu-se à pequena capela do apartamento privado, onde se recolheu em oração para a recitação do Angelus”. Francisco almoçou “juntamente com os que o assistem nestes dias de hospitalização no apartamento privado (médicos, auxiliares de saúde, enfermeiras, auxiliares e pessoal do Corpo da Gendarmaria)”, diz o comunicado.
“O Santo Padre continua afebril e hemodinamicamente estável; ele fez fisioterapia respiratória e continuou a se movimentar”, explica Bruni.
CIRURGIA
Na quinta-feira, 7, o Vaticano informou que a operação do Papa Francisco, de 86 anos, terminou “sem complicações” e durou três horas. Conforme a Santa Sé, o líder da igreja católica foi para seu apartamento, no Hospital Gemelli, em Roma. Conforme nota do Vaticano, a intervenção cirúrgica já vinha sendo “planejada nos últimos dias” e, após uma audiência geral, Papa Francisco passou por uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parece abdominal com prótese, sob anestesia geral.
Todas suas audiências foram suspensas até o próximo dia 18 de junho.
Do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviou mensagem ao Papa afirmando que a instituição está “unida a todos os que elevam suas preces” para que Francisco tenha um bom restabelecimento de sua saúde. A Conferência Episcopal Italiana (CEI) reforça as orações, e em nota, convoca as comunidades eclesiais a apoiá-lo com oração e votos de uma rápida recuperação.