Diante da renúncia de dom José Antônio Aparecido Tosi Marques como arcebispo de Fortaleza após ter completado 75 anos, o Papa Francisco nomeou dom Gregório Ben Lâmed Paixão para a arquidiocese da Capital. Gregório atuava como bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Dom Gregório terá a sua posse canônica em em celebração eucarística na Catedral de Fortaleza no dia 15 de dezembro às 19h.
Em nota, a Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) agradeceu o antigo arcebispo e saudou Gregório. “Com alegria, recebemos a notícia de sua nomeação como novo arcebispo da arquidiocese de Fortaleza. Expressamos os parabéns e o desejo de um frutuoso ministério no seu retorno à sua região de origem, o Nordeste, e ao regional Nordeste 1 da CNBB”.
“Que Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, interceda para que toda esta parcela da Igreja seja um sinal fecundo da presença de Deus no meio de nós”, completou a nota.
DOM GREGÓRIO PAIXÃO
De Aracajú-SE, Gregório nasceu em 3 de novembro de 1964. Estudou Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, entre os anos de 1987 e 1992. Em 2006 foi nomeado bispo auxiliar de Salvador-BA, pelo Papa Bento XVI. Se tornou bispo de Petrópolis no dia 10 de outubro de 2012, onde comandava a arquidiocese da cidade desde então.
Antes do episcopado, lecionou na faculdade São Bento na Bahia e ministrou cursos ligados à área de Antropologia, Sociologia e Teologia em diversas universidades brasileiras. No Mosteiro de São Bento da Bahia, exerceu quase todos os ofícios monásticos. Foi diretor do Colégio São Bento (2000-2005) e da Faculdade São Bento da Bahia (2005-2006). Também dirigiu a Revista Análise e Síntese (2002-2006). Além disso, é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã, nos Países Baixos.
