Após 38 dias internado, o Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23). Antes, o pontífice apareceu na sacada do hospital e acenou para os fiéis. “Obrigado a todos!”, foram as palavras do Papa ao saudar os fiéis e turistas que foram ao Hospital Gemelli, onde ele estava internado desde o dia 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia.
Em meio à multidão, Francisco reconheceu uma senhora, Carmela, que todas às quartas-feiras participa da Audiência Geral para lhe entregar um maço de rosas. “Vejo essa senhora com as flores amarelas. É uma boa pessoa”, disse, ainda, do 5º andar do hospital, e não do 10º, onde estava internado.
Logo em seguida, o Papa deixou o hospital rumo à Casa Santa Marta. Durante o trajeto, fez uma etapa na Basílica de Santa Maria Maior para entregar um ramalhete de flores ao card. Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor, depositado diante do ícone da Salus Popoli Romani para agradecer por sua recuperação. Na sequência, Francisco voltou ao Vaticano.
ALTA MÉDICA
No sábado (22), a equipe médica que acompanha o papa informou que ele teria alta neste domingo, mas deveria continuar a recuperação com fisioterapia e acompanhamento médico.
“Segundo a equipe médica, trata-se de uma ‘alta protegida’, o que significa que a recuperação exigirá fisioterapia respiratória e motora, além de suporte diário com oxigênio e acompanhamento médico. A voz do Pontífice deverá retornar gradualmente, conforme esperado nesses casos”, disse o Vaticano.
Durante o anúncio da alta feito no sábado , os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone alertam que o Papa estava mais magro, mas Francisco apareceu bem, com um semblante sereno, acenando para os fiéis com o sinal de “joia” com o polegar em riste. E concedeu a bênção somente com as mãos.