Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Papa Francisco afirma que homilia não pode ter mais de oito minutos e não pode ser discurso político

Compartilhar:

Padre Antônio Vieira – que nasceu em Portugal e veio para o Brasil aos seis anos e se tornou um brasilianista, estudioso e defensor dos povos originários – quando subia ao púlpito da igreja, os seus fiéis nem batiam os olhos impressionados com suas palavras. Era um grande orador.

Certa vez, no período da Semana Santa, surpreendeu ao olhar para a imagem do Cristo crucificado e declarar: “a imagem dos meus pecados me comove muito mais que a imagem do Cristo crucificado”. Todos ficaram surpresos.

O Papa Francisco proibiu a homilia, o sermão da missa com mais de oito minutos, mandou o recado aos padres como ensinamento. Uma frase bem colocada na homilia tem mais força que meia hora de homilia transformada em discurso político.

O envolvimento de padres na política não é pecado, mas exige cuidado. A igreja produz gênios para a política. Esses gênios não trocam o púlpito da paróquia pela tribuna de um parlamento. A mensagem do Papa Francisco foi enviada e mostra sua genialidade.

Renê Pessoa é projeto para o futuro
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, atua nos bastidores para eleger o neto, Renê Pessoa, vereador em Fortaleza. Ao contrário dos pré-candidatos com grande número de lideranças, Renê Pessoa terá grande votação nos bairros de que fazem vizinhança com Maracanaú.

A união do Nordeste
Foi das mais prestigiadas e proveitosas a reunião do presidente Lula com os governadores do Nordeste. A região seguirá mantendo o nível atual de parte do Brasil que mais recebe recursos federais. Além do Programa de Aceleração do Crescimento, a região estará recebendo recursos para o desenvolvimento industrial, do turismo e das micro e pequenas empresas. Lula também garantiu recursos para o combate ao crime organizado.

Elmano e secretários sabem das promoções na PM que não ocorreram?
A crise vivida nos quadros da polícia envolve oficiais graduados. Chegou ao conhecimento dessa coluna que existem 10 vagas de coronéis ociosas na Polícia Militar do Ceará. A última promoção para o cargo de coronel ocorreu em janeiro de 2023. Mais grave, as promoções foram feitas em desacordo com o Decreto 31.804/2015, que obriga os oficiais a realizarem exame toxicológico para concorrerem a promoção, o que vem sendo desrespeitado.
A coluna apurou ainda que oficiais peticionaram ao Comandante Geral da PMCE solicitando anulação das três listas de Tenente-Coronel que estavam concorrendo a promoção ao posto de coronel, afrontando o Decreto que regulamenta as promoções de oficiais. Mais grave, o governador, segundo os oficiais, não tem conhecimento.

O vice de Evandro Leitão
A ex-secretária de Cultura, Luísa Cela, e a vereadora Ana Paula disputam a indicação do PSB para vice na chapa a ser liderada por Evandro Leitão na corrida pela Prefeitura de Fortaleza. Com a demora para escolha do vice, o PT corre o risco de ter problemas. Outros seis partidos querem a função que, até agora, está com o PSB de Cid e Eudoro Santana.

O silêncio do pessoal de Direitos Humanos
Na chacina de Viçosa do Ceará, onde mataram sete jovens de forma Bárbara, está evidente que se trata de guerra de facções por controle do tráfico. O crime brutal em série merece um destaque na pauta das entidades de direitos humanos. São sete famílias desesperadas que, além de perder os filhos, estão sob ameaça e terão que mudar para outro lugar. A polícia já prendeu três assassinos dos 12 que participaram do fuzilamento, massacre ou chacina.

[ Mais notícias ]