Voltar ao topo

14 de janeiro de 2025

Pagamento da 3ª parcela dos precatórios do Fundef será realizado neste sábado (13)

Benefício será repassado aos professores que não possuem vínculo com a Seduc
Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Foto: Natinho Rodrigues/OPINIÃO CE

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta sexta-feira (12), que o primeiro lote da 3ª parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) será pago aos professores que não possuem vínculo com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) neste sábado (13). Com investimento de R$ 59 milhões, cerca de 11 mil docentes serão contemplados.

A lista com os profissionais beneficiados será publicada no site oficial da Seduc a partir das 15h desta sexta (12). “O depósito será realizado em conta corrente da titularidade do beneficiário junto ao Banco Bradesco S/A (código bancário 237). Esse é um reconhecimento ao trabalho realizado por esses profissionais na oferta de uma educação de qualidade em nosso estado“, informou o governador, por meio das redes sociais.

Em março, a Seduc informou que a terceira parcela dos precatórios do Fundef não seria paga na data estabelecida, prevista para o dia 1º de abril. Com isso, o Sindicato Apeoc entrou na Justiça, através de uma Ação Civil Pública (ACP) na Vara da Fazenda contra o Executivo estadual devido aos atrasos. O presidente do sindicato, Anízio Melo, afirmou que a categoria não vai recuar “nenhum milímetro” da sua luta.

“Demos toda a agilidade para que o governador agilizasse aquilo que conquistamos. Se a gente quiser colocar aspas, o governador do Estado, depois de forçado pelo Sindicato Apeoc a se pronunciar, emite uma nota que não diz nada e não explica nada”, escreveu Anízio em suas redes sociais.

PRECATÓRIOS

Ao todo, serão beneficiados 50.248 professores com o precatório. Deste total, 23.139 estão com vínculo ativo com a secretaria, 14.952 estão aposentados e 8.187 em exercício funcional nas unidades de ensino da rede estadual. Já os profissionais sem vínculo ativo representam a maior parcela, com um total de 27.109. De acordo com o governador Elmano, cerca de R$ 614,2 milhões devem ser repassados para os profissionais da educação do Estado.

[ Mais notícias ]