Voltar ao topo

18 de janeiro de 2025

Orçamento de 2023 do Ceará prevê a perfuração de poços em 9 cidades cearenses; veja lista

A proposta de emenda destinando o recurso foi do deputado estadual Queiroz Filho (PDT), que foi relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 pelo segundo ano consecutivo
Foto: Divulgação/SRH

Compartilhar:

Estão previstas no Orçamento Anual do Ceará para 2023 a perfuração e instalação de poços profundos em nove municípios do interior cearense. O objetivo é garantir a segurança hídrica das famílias que vivem nessas cidades e sofrem com a falta de água para consumo e produção agrícola.

A proposta de emenda destinando o recurso foi do deputado estadual Queiroz Filho (PDT), que foi relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 pelo segundo ano consecutivo. Ao todo, o parlamentar apresentou 48 emendas e destaca a importância da perfuração de poços para a vida do homem e da mulher no campo.

“Essas emendas apresentadas se dão pela maior urgência em decorrência da localização estratégica de tais municípios. Devemos continuar atentos para que o povo cearense possa conviver com a escassez de chuvas sem maiores prejuízos e incentivar um melhor aproveitamento da água. Isso vai desde o pequeno agricultor no interior ao consumidor da área urbana que precisa da água para as tarefas diárias”.

Os municípios contemplados pelas emendas parlamentares são:

  • Sobral (Aracatiaçu);
  • Boa Viagem;
  • Limoeiro do Norte;
  • Caridade;
  • Madalena;
  • Mucambo;
  • Nova Russas;
  • Tianguá; e
  • Viçosa do Ceará.

Poços profundos no Ceará

Somente em 2022, a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) do Ceará perfurou 1.228 poços no Ceará, distribuídos em todas as regiões do Estado. O número é o maior dos últimos 4 anos, ficando atrás apenas de 2018, quando foram perfurados 1.977 poços. Segundo a gestão estadual, a medida tem garantido o abastecimento de cidades inteiras com água subterrânea. Se o poço apresenta baixa vazão, instala-se um chafariz. Para regiões onde a água subterrânea não é própria para consumo humano, a instalação de sistemas de dessalinização foi a saída adotada para evitar o desabastecimento.

De 2015 a 2022 foram perfurados, através da Sohidra, 10.882 poços profundos no Ceará. O número representa mais de 64% de todos os poços perfurados pela Sohidra nos seus 30 anos de existência.

Para ter ideia, em um único município, Boa Viagem, no Sertão de Canindé, são mais de 200 poços na busca pelo mínimo de vazão que garanta o abastecimento. Em Pedra Branca, em virtude das baixas vazões encontradas nos poços construídos, uma rede adensada de chafarizes foi montada na malha urbana, garantindo o abastecimento da cidade apenas com a água subterrânea.

[ Mais notícias ]