Partida é importante para recuperação do Fortaleza, que enfrentará maratona de jogos na sequência. Após confronto pela Copa do Brasil, Leão do Pici enfrentará Caucaia duas vezes
David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br
Após terminar o Campeonato Brasileiro 2021 na 4ª colocação, o Fortaleza conquistou não só a vaga na Copa Libertadores da América do ano seguinte, mas também o direito de entrar na Copa do Brasil a partir da 3ª fase, quando os confrontos já são disputados em partidas de ida e volta. Pulando as duas primeiras fases da competição, o Tricolor estreia nesta quarta-feira, 20, contra o Vitória/BA, na Arena Castelão, às 19 horas. O confronto da volta está previsto para o próximo dia 9 de maio, na capital baiana, mas ainda sem confirmação oficial por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O confronto de hoje será um duelo de Leões, porém, diferente do Leão do Pici, o Leão da Barra está disputando a Copa do Brasil desde o início. A equipe baiana eliminou o Castanhal/PA e o Glória/RS na 1ª e 2ª fase, respectivamente. O confronto com os paraenses terminou empatado por 1 a 1 e o Leão avançou pelo regulamento que previa a vantagem do empate para o visitante, e o duelo com os gaúchos terminou com vitória de 2 a 0, em Salvador. Além da semelhança dos mascotes, as equipes também não iniciaram bem a disputa do Campeonato Brasileiro. O Vitória perdeu suas partidas para o Remo/PA e para o Floresta/CE, na Série C, e o Fortaleza foi derrotado por Cuiabá/MT e Internacional/RS, na Série A. Se somarmos as duas partidas de Libertadores, contra Colo Colo/CHI e River Plate/ARG, a equipe cearense soma quatro derrotas consecutivas, pior marca sob o comando do treinador argentino Juan Pablo Vojvoda.
A partida de hoje é importante para uma recuperação do Fortaleza, que enfrentará uma maratona de jogos na sequência. Após o confronto com o Vitória, pela Copa do Brasil, o Leão do Pici enfrentará o Caucaia duas vezes, na sexta-feira, 22, e no domingo, 24, pelas finais do Campeonato Cearense, e na quarta, 27, seguinte duelará com o Alianza Lima/PER, pela Copa Libertadores.
O Fortaleza busca repetir, ou superar, a boa campanha do ano passado, onde foi semifinalista do torneio, sendo a melhor marca do time em toda a história. Já o Vitória quer voltar ao centro das atenções na competição nacional, onde é bastante tradicional, mas não se destaca há algum tempo. Os baianos foram eliminados em 2004, também nas semifinais, e em 2010 fizeram a sua melhor participação, sendo vice-campeão, perdendo na final para o Santos de Neymar, Robinho, Paulo Henrique Ganso e cia.
FORÇA MÁXIMA
O Leão do Pici deve entrar com força máxima para se reencontrar com o triunfo, mas talvez rode o elenco mudando algumas peças desgastadas devido ao grande número de jogos ou visando os próximos jogos em pouco intervalo de tempo. O Vitória também deve vir com o que tem de melhor à disposição, já que se encontra disputando apenas a Série C em paralelo com a Copa do Brasil.
O provável Fortaleza, do técnico Juan Pablo Vojvoda, deve ir a campo com a seguinte escalação: Max Walef; Tinga, Benevenuto e Titi; Hércules (Felipe), Jussa (Zé Welison), Yago Pikachu, Lucas Crispim e Lucas Lima; Moisés e Renato Kayzer (Romero).
O provável Vitória, do treinador Geninho, deve entrar em campo com os seguintes jogadores: Lucas Arcanjo; Alemão, Rafael Ribeiro, Ewerton Páscoa, Mateus Moraes e Salomão; João Pedro, Eduardo e Jádson; Luidy e Tréllez.