Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Ônibus Lilás encerra nesta quarta ações no Maciço de Baturité

Compartilhar:

Sob coordenação da Secretaria-Executiva de Políticas para as Mulheres, veículo promove conversas e serviços de assistência social, jurídico e psicológico

Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

Edição realizada no início deste mês (Foto: Divulgação)

Os municípios de Capistrano, Aracoiaba, Barreira, Acarape e Pacoti, no Maciço de Baturité, recebem até esta quarta-feira, 30, os serviços do Ônibus Lilás, unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) de assistência às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.

Sob a coordenação da Secretaria-Executiva de Políticas para as Mulheres, o Ônibus Lilás promove rodas de conversas sobre os direitos das mulheres e oferece serviços especializados de assistência social, jurídico e psicológico. Realiza também ações de prevenção, orientação e encaminhamento aos órgãos e instituições, integrantes da rede de apoio socioassistencial e distribui material informativo.

Na segunda-feira, 28, a ação esteve na cidade de Capistrano. Nesta terça-feira, 29, o atendimento, pela manhã, ocorreu em Aracoiaba, e à tarde, em Barreira. Hoje, serão atendidas comunidades de Acarape, a partir das 8 horas, e de Pacoti, às 14 horas. A iniciativa integra a programação da SPS, do primeiro semestre de 2022.

Até junho, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas (Ônibus Lilás) deverá visitar mais 34 municípios cearenses.

A unidade atende também mulheres em assentamentos, aldeias indígenas e comunidades rurais e quilombolas cearenses. “Essas ações buscam esclarecer as pessoas sobre os direitos das mulheres, ressaltar o significado da equidade de gênero, da lei Maria da Penha […]”, explica a coordenadora de Políticas para Mulheres da SPS, Norma Zélia Andrade.

ATIVIDADES DO INÍCIO DO MÊS
No início deste mês, a iniciativa percorreu 13 municípios das regiões do Cariri, Sertão Central e também do Maciço de Baturité durante o mês de março. A ação conta com atendimento especializado para mulheres, serviços de assistência social, jurídica e psicológica, distribuição de materiais informativos e rodas de conversa. A primeira parada aconteceu em Brejo Santo. Em seguida, Jardim foi contemplado e, após, Milagres. Missão Velha, Mauriti e Barro foram outras cidades contempladas. .

[ Mais notícias ]