A partir desta terça-feira, 1, 100% dos ônibus equipados com ar-condicionado passam a ter o aparelho religado em Fortaleza. A determinação foi feita pelo prefeito José Sarto (PDT) ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) no início deste ano. O religamento seguiu um cronograma e, ao todo, 811 veículos passam a contar com o ar-condicionado em funcionamento.
O cronograma foi implantado pela Prefeitura em parceria com o Sindiônibus, em negociação realizada em março deste ano, quando também foi determinada a redução da tarifa estudantil para R$ 1,50. Em junho, através de transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Sarto informou que seguia dialogando com o Sindicato para acelerar a religação dos aparelhos nos veículos.
“É uma grande vitória manter este atributo de conforto, tendo em vista a importância de proporcionar bem-estar ao passageiro de modo que ele se sinta atraído a utilizar o transporte coletivo”, afirma David Bezerra, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Segundo a Prefeitura, o religamento foi iniciado com 89 ônibus em março. Em julho, o número de veículos beneficiados chegou a 654. Foram contempladas as linhas que circulam por diversos territórios da cidade, nos sete terminais de integração.
RECLAMAÇÕES
A Prefeitura ressalta que todos os equipamentos, antes de retornarem ao seu uso, passam por manutenção e higienização, garantindo conforto aos usuários. Além disso, informou que a distribuição e religamento é realizada pelas empresas de ônibus. Caso o passageiro identifique que o veículo possui sistema de ar-condicionado e está com o equipamento desligado, a reclamação pode ser registrada através do 156, com o nome da linha, número do veículo.