Voltar ao topo

18 de julho de 2024

Onélia Santana, ex-primeira-dama, assume a área de Proteção Social do Ceará

Entre as principais ações de Onélia enquanto primeira-dama esteve o Programa Mais Infância Ceará, que foi transformado em lei estadual.
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

A ex-primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, assume a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS) do Estado. A informação foi confirmada ao OPINIÃO CE por uma fonte ligada ao Governo. A nomeação só será concretiza após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), o que deve acontecer até a próxima semana, quando Onélia assume a pasta. A esposa do ex-governador Camilo Santana (PT) ficará no cargo deixado vago com a desincompatibilização de Socorro França, em 1º de abril. A ex-secretária concorrerá às eleições de outubro próximo.

O convite à Onélia foi oficializado nesta quarta-feira, 13, pela governadora Izolda Cela (PDT).

Entre as principais ações de Onélia enquanto primeira-dama está o Programa Mais Infância Ceará, que foi transformado em lei estadual. Por meio da iniciativa, o Estado promoveu uma série de entregas de brinquedopraças e Centros de Educação Infantil em Fortaleza e municípios do Interior. Além disso, o programa prevê a transferência de renda para 150 mil famílias em situação de vulnerabilidade sociail. O Mais Nutrição, por sua vez, também tendo à frente Onélio, distribuiu, em dois anos de funcionamento, até 2021, mais de 1.256 toneladas de alimentos.

Perfil

Onélia Santana é pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Hospitalar e formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Universidade de Harvard / Fundação Maria Cecília Souto Vidigal). Carismática, a ex-primeira-dama aborda temas como neurociência, bem-estar social, emocional e cognitivo de crianças logo na primeira infância.

Em 2008, Onélia desempenhou a função de técnica do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18). Foi secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) na Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, em 2006. Em 2011, atuou como secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SEASTC), também no município de Juazeiro do Norte. Entre os anos de 2012 e 2014, foi coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico Portuário, onde trabalhou na formação de trabalhadores portuários e familiares.

[ Mais notícias ]