Voltar ao topo

14 de janeiro de 2025

Onélia Santana, candidata à vaga no TCE, será sabatinada na Alece na quarta-feira (11)

O TCE, com a ida de Onélia Santana, cria a paridade entre homens e mulheres
Secretária Onélia Santana assina o termo de cooperação técnica, ao lado de Marta Machado (Senad) e dos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Camilo Santana (Educação). Foto: Divulgação/ Ascom SPS

Compartilhar:

Está definida a data da sabatina da Dra. Onélia Santana na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Ceará. Sua indicação é para ocupar a vaga deixada por Alexandre Figueiredo, falecido em 16 de junho devido a complicações cardíacas.

Onélia Maria Leite de Santana é graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (Urca), psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, com MBA em Gestão Pública pela PUC e doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP. Atualmente, é secretária de Estado da Proteção Social. É preparada para a função.

O TCE, com a ida de Onélia Santana, cria a paridade entre homens e mulheres. Fará do tribunal uma corte para preparar gestores, acabando com o estilo policialesco, ameaçador e perseguidor de prefeitos e ocupantes de cargos comissionados. Irá defender a tese do preparo de servidores para observar contas públicas. Do ponto de vista político, é um fato relevante. Onélia é casada com o ministro da Educação e atual líder político do Ceará, Camilo Santana. A oposição fará barulho, podendo até lançar um candidato para marcar posição ou aceitar a partir de acordos.

Todos os 46 deputados já sabem informalmente da indicação da secretária de Proteção Social para o cargo de conselheira do TCE.

LIMPANDO AS GAVETAS

Na última sexta-feira (6), a secretária Onélia Santana concluiu sua prestação de contas, tendo executado 99% das metas do orçamento de cerca de R$ 1 bilhão. Sua equipe deve acompanhá-la para o TCE. A exceção será o secretário-executivo Sandro Camilo, que responderá interinamente pela Pasta da Proteção Social. No futuro, deve ser engajado à equipe de Onélia.

ONÉLIA TEM SUBSTITUTO NA PROTEÇÃO SOCIAL

O deputado Fernando Santana deve ser o novo secretário de Proteção Social. Ele vai cumprir um rito. No dia 1º de janeiro, será empossado presidente da Alece e, em seguida, renunciará. O deputado Osmar Baquit assumirá a presidência até 31 de janeiro. Essa movimentação ocorre porque o atual presidente, Evandro Leitão, renunciará ao mandato de deputado estadual e de presidente da Alece para assumir, em 1º de janeiro, a Prefeitura de Fortaleza.

RICARDO SILVEIRA RECEBE ELMANO EM QUIXADÁ PARA INÍCIO DA OBRA DA TRANSNORDESTINA

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, visitará as obras da ferrovia Transnordestina, em Quixadá, na manhã desta segunda-feira (9). O lote 7 da obra tem início no Município e vai até Itapiúna, percorrendo 55 quilômetros. Com 150 km já executados em território cearense, de Missão Velha a Acopiara, agora a Transnordestina está executando outros 151 km, de Acopiara a Quixadá, passando por Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Quixeramobim. De acordo com o projeto, o trajeto da ferrovia segue até o Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. O prefeito Ricardo Silveira conseguiu o projeto de um Porto Seco para Quixadá.

RECONHECIMENTO A EDUARDO BISMARCK

O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) foi escolhido para receber o prêmio ABAV 2024. A cena é histórica para o parlamentar. Seu pai, o prefeito de Aracati, Bismarck Maia, também recebeu essa previsão das agências de viagens. Eduardo Bismarck é o líder da frente em defesa do turismo brasileiro. No Ceará, ajudou o pai a colocar o Aracati de volta ao roteiro das manifestações culturais e do carnaval.

REFORMA DO SECRETARIADO

As mudanças no primeiro escalão do governo Elmano devem ser bem mais profundas. “Aguardem até 31 de dezembro”, colocou o líder do bloco da base do governo, deputado De Assis Diniz.

[ Mais notícias ]