Voltar ao topo

23 de março de 2025

Onde estão Dom Phillips & Bruno Pereira?

Reprodução

Compartilhar:

Essa semana bateu uma nostalgia. Acho que por volta em 1976, lembro bem, o padre Samuel entrando na sala e nos comunicando que após o intervalo todos alunos do colégio iriam recepcionar o presidente Ernesto Geisel que desfilaria em carro aberto na dita avenida. Lá, estava eu, acenando a bandeirinha para o presidente. Fiquei matutando.

Para que servem as Forças Armadas em nosso País? Da Marinha ninguém houve falar. Em nossa Cidade, é visível o desmantelamento da Aeronáutica. É só dá uma olhada na Base Aérea e as casas de militares em seu entorno.

Também estudei no Colégio Jenny Gomes, em frente à base. Na época, achava tudo muito estruturado e organizado. E o Exército?As forças armadas são instituições nacionais permanentes. Destinam- se a defender a Pátria e garantir os poderes constitucionais e ordem e a lei. Por que não protege o território da Pátria Amada?

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) é um centro de excelência e referência internacional em pesquisas e tem mostrado o desflorestamento das nossas matas e de terras indígenas, e nada acontece com a turma do agronegócio.

Grileiros, posseiros, garimpeiros, traficantes brasileiros, bolivianos e peruanos armados e financiados pelo tráfico e por fazendeiros matam índios, agentes da Funai, comunidades ribeirinhas e, aí, cadê o amor à pátria? Não sei vocês, mas estou indignado diante dessa situação. Já quase uma semana.

“Onde estão Dom e Bruno? Em entrevista, na Cúpula das Américas em resposta ao desaparecimento do indigenista Bruno Pereira da Funai e do jornalista inglês do The Guardian, Dom Phillips no Vale do Javari, na Amazônia, Bolsonaro falou: “Os dois foram para uma aventura e precisavam ter seguido um protocolo, já que as pessoas andam escoltadas pela região.” Pera lá! Aquela região da floresta amazônica é selvagem, quer dizer, é terra de ninguém? Que saudade de Dom Helder Câmara, de Dom Evaristo Arns… Onde estão Dom Phillips e Bruno Pereira?

[ Mais notícias ]