Voltar ao topo

5 de novembro de 2024

Onda de calor: temperaturas devem chegar a 40ºC no Ceará durante o fim de semana

Há possibilidade de chuva rápida e pontual nos litorais de Fortaleza e Pecém
Altas temperaturas seguem firme no Interior. Foto: Marciel Bezerra/Divulgação/Funceme

Compartilhar:

O último fim de semana de novembro deve apresentar predomínio de condições estáveis, com cenário que já vem sendo observado nos últimos dias. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante as tardes, temperaturas máximas entre 36°C e 40°C nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Litoral Norte e Sertão Central e Inhamuns. Já nas madrugadas e começo das manhãs, as temperaturas mínimas devem variar entre 18°C e 22°C nas macrorregiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba.

Há possibilidade de chuva rápida e pontual nos litorais de Fortaleza e Pecém, logo no início das manhãs de sábado (25) e domingo (26), porém, ao longo do Estado, a tendência é de céu com poucas nuvens. Conforme o meteorologista da Funceme, Lucas Fumagalli, ainda há expectativa de baixa umidade do ar em regiões cearenses, além de rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h em algumas regiões.

Sem chuva no Interior e com predomínio de poucas nuvens, a umidade relativa do ar prevista pela Funceme deve ter valores mínimos entre 15% e 25% no Centro-Sul, principalmente. Em relação à velocidade máxima do vento, os valores devem ficar entre 40 km/h e 50 km/h na faixa litorânea e regiões de serra.

CONFIRA A PREVISÃO

  • Sábado (25): Céu variando de poucas nuvens a sem nuvens em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva fraca e isolada na faixa litorânea no começo da manhã, e no Litoral Norte no período da tarde.
  • Domingo (26): Céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva fraca e isolada na faixa litorânea no começo da manhã, e no Litoral Norte no período da tarde.

RECOMENDAÇÕES

Diante da onda de calor, a recomendação é ingerir muito líquido e ter cuidado ao se expor ao sol. As instruções têm como meta impedir complicações que podem variar tanto em grau como em suas formas de atuação, sendo diretas ou indiretas. As pessoas que trabalham expostas ao sol, principalmente, precisam se proteger, sendo indicado, inclusive, o uso de mangas longas. Também é importante manter a utilização de filtros solares, recolocando o produto a cada três horas. Outra preocupação com a forte onda de calor é a desidratação. Com as altas temperaturas, as pessoas tendem a suar mais e, consequentemente, urinar menos. A circunstância pode acarretar em perda de eletrólitos. 

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda-se que a população evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, período de maior incidência do calor e da exposição solar.

[ Mais notícias ]